adblock ativo

Segundo Andrade, os shoppings são mais seguros do que as feiras

Publicado quarta-feira, 22 de julho de 2020 às 06:00 h | Atualizado em 21/07/2020, 22:28 | Autor: [email protected]
Carlos Andrade: “A preocupação principal é segurança’ | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Carlos Andrade: “A preocupação principal é segurança’ | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE -
adblock ativo

Presidente da Fecomércio-Ba e também integrante do Conselho Nacional de Saúde, Carlos Andrade não só sabe como diz: ‘Nestes tempos de pandemia, botou o pé na rua, está correndo risco’.

Se assim o é, como justificar a abertura dos shoppings a partir de sexta, como intenciona ACM Neto?

— Estamos privilegiando a segurança. Somos nós quem vamos fiscalizar os clientes. Além de máscaras e regras de distanciamento, vamos medir temperaturas e dar os primeiros atendimentos, isolando logo os casos suspeitos.

Ressalva ele que em matéria de segurança nem se compara com as feiras livres e admite um calcanhar de aquiles, não nos shoppings, mas nas ruas: o transporte, que aumentando o fluxo, obviamente amplia as possibilidades de contágio.

— Foi por isso que ACM Neto botou das 12 às 20h. Para evitar as horas de pico.

Auxílio — Diz Carlos que a abertura é só para atenuar o flagelo pelo qual passa o comércio e que o compromisso principal de todos é com a vida, daí é que ele admite retrocessos se a situação se complicar.

A Fecomércio-Ba usou dados do Portal da Transparência, do Governo Federal, segundo os quais 5 milhões de baianos recorreram ao auxílio emergencial de R$ 600, o que significou uma injeção de R$ 3 bilhões. O baque da pandemia é de 27%, mas seria de 40% não fosse isso. Ou seja, o auxílio auxiliou mesmo. E sem ele?

Romaria da Lapa só virtual

O corona, que já aniquilou festas como o São João e ameaça o Carnaval, fez mais uma vítima desse naipe. A Romaria de Bom Jesus da Lapa, tida como a terceira maior do Brasil, que atrai milhares de pessoas, vai acontecer de terça próxima a 5 de agosto de forma inédita nos seus 329 anos de existência: missas e celebrações, em vários horários ao longo de oito dias, serão online.

Eures Ribeiro (PSD), o prefeito, diz que os abraços vão ter que ficar para 2021.

Jogo político, mas pelo zap

E como andam os deputados num ano de eleição, precisando atender as suas bases, evitando circular?

Com a palavra o deputado Marcelinho Veiga (PSB):

– Tudo fluindo bem, mas pelo zap. Nos pedem pelo zap, a gente encaminha pelo zap e a resposta vem pelo zap.

Marcelo admite que faz algumas incursões pessoais, com todo cuidado.

– Além das precauções pessoais, ainda temos a obrigação de dar exemplo.

Rogério na lista da Covid

No momento em que prometia endurecer o jogo para conter o corona, Rogério Andrade (PSD), prefeito de Santo Antônio de Jesus, postou vídeo ontem para dizer que está na lista dos infectados pela Covid.

– Nestes 231 dias de pandemia sempre estive na linha de frente. Me expus.

Segunda última, quem teve alta foi Joaquim Neto (PSD), de Alagoinhas. No total, já são mais de 20 os prefeitos baianos infectados.

Wagner pilota o jogo dos aliados nas eleições 2020

A saída de Cibele Carvalho da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), em abril (ela vai disputar a prefeitura de Rafael Jambeiro), gerou uma série de especulações de que a vaga poderia ser ocupada pelo senador Jaques Wagner (PT). Embora a ideia empolgue alguns, é sonho de verão.

Diz o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Alba, que coisa de 40 dias atrás Rui deu a Wagner a missão de fazer a coordenação eleitoral, não administrativa, do processo.

– É uma ação meramente eleitoral, focando todo o interior, mas dando uma atenção especial aos 50 maiores.

Rui delegou a missão a Wagner para cuidar da pandemia. A Serin vai ficar esperando.

adblock ativo

Publicações relacionadas