A reinvenção da pipoca: Sinta+ | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

A reinvenção da pipoca: Sinta+

Publicado terça-feira, 12 de outubro de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Braulio Barreto, sócio da Sinta+ e diretor voluntário da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje | Foto: Divulgação
Braulio Barreto, sócio da Sinta+ e diretor voluntário da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje | Foto: Divulgação -

Era dezembro de 2014 quando abdiquei da carreira de engenheiro eletricista em uma multinacional e me registrei como microempreendedor individual com um objetivo, no mínimo, inusitado: vender pipocas.

A ideia nasceu dentro do programa Empretec do Sebrae e os primeiros clientes foram meus amigos e familiares, que gostaram tanto do produto – até então fabricado dentro de casa e apenas durante a semana do curso - que passaram a demandar mais pipocas mesmo após a conclusão do seminário. Essa foi a pesquisa de mercado que eu precisava para direcionar meus esforços e meu tempo para fundar o negócio “LasPalomitas – Pipocas Gourmet”.

Apesar da euforia inicial, pouca gente acreditava que uma empresa poderia ser lucrativa e sustentável vendendo apenas pipocas, uma vez que, em nossa cultura, tínhamos o costume de comer pipoca sempre quentinha e feita na hora pelo pipoqueiro ou em casa, no microondas. Fui persistente e, com estudo e criatividade, consegui avançar paulatinamente.

Começamos participando de eventos nas praças da cidade, apresentando pipocas especiais em uma embalagem nunca antes utilizada para esse tipo de produto e que mantinha sua textura extremamente crocante, além do sabor inigualável. Do ponto de vista operacional, instalamos uma produção própria, cumprindo rigorosos padrões sanitários, com contratação e treinamento de uma equipe. Posteriormente, lançamos as lindas latinhas metálicas, comercializadas com nossa marca ou com um rótulo personalizado a gosto do cliente. Também acrescentamos novos canais de venda, como a distribuição em lojas parceiras e o e-commerce, crescendo ano após ano. O momento mais marcante dessa trajetória foi a parceria com a “Tia Sônia” firmada recentemente.

Essa conexão foi fruto de uma atividade que faz parte da minha vida desde os tempos de formação na Ufba: o voluntariado. Através da participação em associações empresariais, tive a oportunidade de conhecer muitos empreendedores, me capacitar, e fazer negócios em todo o país. Em um desses momentos, me aproximei da “Alimentos Tia Sônia”, indústria de Vitória da Conquista de relevância nacional e muito famosa pela produção de granolas (um orgulho “Made in Bahia”). Surgiu então uma parceria de sucesso com o lançamento, no ano passado, da nova marca Sinta+.

O propósito da Sinta+ é muito maior do que a pipoca. Percebemos, principalmente nos dias de hoje, uma carência de afeto e acolhimento e, por isso, nos tornamos um meio para que o cliente possa proporcionar, para si ou para uma pessoa querida, um momento especial com um produto de sabor único, através do qual seja possível sentir mais a alegria e a leveza da vida.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas