BDS, uma startup pela democratização do e-Sports | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

BDS, uma startup pela democratização do e-Sports

Publicado terça-feira, 25 de maio de 2021 às 06:00 h | Autor: Waldo “DRK” Souza*
Waldo Souza é empresário de inovação | Foto: Divulgação
Waldo Souza é empresário de inovação | Foto: Divulgação -

Quando a paixão pelos jogos eletrônicos e a experiência em inovação unem duas gerações de empreendedores em um só objetivo: pensar além do trivial e criar um projeto grandioso. Foi assim que eu e meu filho Lukas “LKZ” Walter inauguramos a startup BDS Beyond Digital Sports. Com DNA 100% baiano e o propósito desafiador de democratizar o acesso e profissionalizar a cadeia de e-Sports no Brasil.

O diferencial de nosso modelo de negócio é apostar que oito vertentes deste mercado podem funcionar interligadas: realização de torneios (1); gestão de times competitivos (2); formação de influenciadores digitais (3); promoção de eventos de entretenimento (4); geração de mentorias para diversos profissionais do setor (5); criação de conteúdos para plataformas digitais (6); e-commerce de produtos e serviços sob demanda para o público gamer (7); desenvolvimento de ativações com setores não-endêmicos, aqueles com produtos não diretamente relacionados ao Mundo Gamer, como o de nutrição saudável (8).

Estamos cientes de que a tarefa é tão meritória quanto árdua. Exatamente isto que mais motiva nossa equipe. Depois dos primeiros passos, as sondagens do mercado e parcerias firmadas com marcas como LG, N.A.V.E., DT3 Sports e GL Events nos dão confiança de que estamos na direção certa. Tanto que planejamos replicar futuramente o modelo BDS em outros estados e em países com realidade social parecida com a brasileira e que podem se beneficiar com um setor de e-Sports mais inclusivo.

Por meio da parceria com o Centro de Convenções de Salvador, gerido pela multinacional GL Events, a BDS está implantando uma academia gamer que pretende ser um dos principais hubs de conhecimento do Nordeste e posicionar Salvador como referência no circuito de grandes eventos de eSports.

Assim que os protocolos da pandemia permitirem, o espaço será aberto para jogos, treinamentos, mentorias, competições e feiras. Por enquanto, o espaço é utilizado para produção de conteúdosonline e transmissão de lives.

Estreamos em abril passado nosso canal no Twitch. Nosso time de streamers – Dbraz, Yariax, AthenaXis, Taffsx, Clemente e Jonnyzul – vem realizando lives sobre jogos como League ofLegends, Valorant, FreeFire, CS:GO, GTA RP e Wild Rift.

Nossas shotcups de fim de semana oferecem oportunidade de talentos desconhecidos participarem gratuitamente de torneios nas modalidades Free Fire, League of Legends, PES, FIFA, Valorant, Rainbow Six, Fortnite e Counter Strike. Nosso modelo de competição premia ao menos 50% dos jogadores.

Estamos expandindo a operação via captação em fundos de investimento nacionais e internacionais, incluindo o mercado de criptoativos. Contamos com parceiros compromissados com o setor de eSports.

*Empresário de inovação, sócio-fundador do Grupo Packtus e da startup BDS Beyond Digital Sports

Publicações relacionadas