Liga Álvaro Bahia & Hospital Martagão Gesteira | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Liga Álvaro Bahia & Hospital Martagão Gesteira

Publicado terça-feira, 18 de maio de 2021 às 06:02 h | Autor: Made In Bahia
Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE | 14.11.2019
Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE | 14.11.2019 -

Em 1923 na Bahia, de cada 100 crianças nascidas, 40 vinham a óbito antes de um ano de vida. Dr. Álvaro Pontes Bahia dividiu com o mestre Dr. Joaquim Martagão Gesteira sua intenção de criar uma entidade para diminuir a mortalidade infantil. Juntos, angariaram adeptos e formaram a base da então Liga Bahiana contra a Mortalidade Infantil, instituição filantrópica fundada em 17/6/1923, elevando, assim, a Bahia ao pioneirismo de um relevante trabalho no atendimento materno-infantil.

Em 1945, não existia hospital pediátrico. Álvaro Bahia acalentava o sonho de construir um. A pedra fundamental do seu “Hospitalzinho de Bebês” foi lançada em 3/7/1946. A construção, iniciada em fevereiro de 1951, levou cerca de 19 anos, até a sua inauguração.

Em 12/8/1964, foi assinado convênio com o Seam (Serviço de Assistência ao Menor), representado pelo Dr. Álvaro Bahia, pelo qual a Liga ofereceria 30 leitos cativos no Hospital, e o Seam contribuiria com 50 milhões de cruzeiros, proporcionando um fôlego financeiro para a instituição, prevendo a sua inauguração.

Álvaro Bahia não conseguiu presenciar o seu funcionamento, pois falecera em 8/10/1964. Finalmente, foi inaugurado em 17/3/1965, com a abertura da Unidade Ambulatorial e, em 15/8/1966, com a pretensão de ser, também, um “Centro de Estudos”. Para homenagear o amigo, Álvaro Bahia batizou-o de Hospital Martagão Gesteira, referência em pediatria no Norte/Nordeste.

Em 15/6/1967, aprovaram a mudança do nome da entidade para Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), como homenagem ao seu idealizador. Pelos seus tão relevantes serviços, a instituição tem recebido diversos prêmios, homenagens e reconhecimentos, destacando-se a placa dos ODMs (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), que lhe foi concedida em 23/5/2014, em Brasília, pela Secretaria Geral da Presidência da República (ONU/Pnud).

O HMG, 100% SUS, exerce importante função, garantindo a vida e promovendo o acesso à saúde das crianças da Bahia, em diversas especialidades, com foco principal para as de alta complexidade. Possui duas UTIs Pediátricas Clínicas e uma UTI Neonatal cirúrgica, todas com 10 leitos. Em 2020, em plena pandemia, realizou o primeiro transplante de medula óssea em paciente abaixo de 14 anos, pelo SUS. Possui Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional e um contingente dedicado de cerca de 400 voluntários.

Em parceria com o grupo de empresários do Business Bahia e a Sescap-BA, lançou no mês de abril a campanha Doe Esperança, na qual o contribuinte destina parte do seu imposto de renda para a instituição. Todas as informações de como proceder está disponibilizado no site www.martagaogesteira.com.br.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas