Paramana: e se você pudesse provar a Baía? | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Paramana: e se você pudesse provar a Baía?

Publicado terça-feira, 03 de agosto de 2021 às 06:02 h | Autor: Made In Bahia*
Paulo Sérgio França Cavalcanti, sócio-fundador da Paramana e vice-coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da ACB | Foto: Divulgação
Paulo Sérgio França Cavalcanti, sócio-fundador da Paramana e vice-coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da ACB | Foto: Divulgação -

Sou um freqüentador fiel da área Norte da Baía de Todos os Santos, já que meus pais têm uma casa de praia perto da ilha dos Frades. Lá eu passei muitos e muitos finais de semana em família e entre amigos, criando uma relação muito afetuosa com esse lugar.

Eu sempre desejei retribuir os bons momentos vividos ali. Queria que pessoas de todos os lugares viessem conhecer o que eu considero um dos destinos mais belos do planeta! Mas primeiro, as pessoas precisariam saber que ele existe!

E tem melhor maneira de entregar essa mensagem ao mundo do que através de um produto genuinamente brasileiro? Assim nasceu a cachaça Maria Guarda, que faz homenagens à ilha de Maria Guarda, e, através da sua logo, à igrejinha de Loreto, na ilha dos Frades.

No início, a idéia era fabricar apenas 20.000 garrafas numeradas por ano, mas a aceitação do produto foi muito boa e pessoas muito talentosas e experientes se conectaram ao projeto, me convencendo de que deveríamos ir além. E foi aí que decidimos destravar o limite de fabricação da cachaça e lançar a nossa segunda marca; o gin Paramana.

Obedecendo a padrões de qualidade de fabricação internacionais, o Paramana gin leva o nome de uma praia da ilha dos Frades, e, através da sua logo, homenageia uma ave típica da região, o Guará Vermelho. Além disso, nós desenvolvemos uma fórmula refrescante e tropical, para beber na beira da piscina ou na praia, bem diferente das formulações mais “quentes” dos concorrentes europeus.

O aumento do portfólio nos deu mais musculatura, e hoje estamos presentes em 65% dos estados brasileiros, do Acre ao Rio Grande do Sul, através de mais de 600 pontos de vendas! Estamos nas principais redes varejistas nacionais disputando com as grandes marcas mundiais, o que agrega substancialmente ao processo de construção das marcas e ao “brand equity”.

Mas sentíamos que ainda faltava algo que nos conectasse mais intensamente com nossa missão, e foi aí que decidimos criar o programa Paramana Nature, que tem como objetivo a preservação dos rios e mares. A primeira edição aconteceu este ano, no dia Mundial do Meio Ambiente, na praia da Gamboa, onde 23 mergulhadores retiraram 2,6 toneladas de resíduos do fundo do mar!

Outras duas edições estão programadas para este ano, em setembro, no dia da árvore, e em novembro, no dia da Baía de Todos os Santos. Além da limpeza submarina, vamos realizar outras ações de impacto ambiental como o plantio de árvores e conscientização da população local sobre a importância da sustentabilidade.

Esperamos que essa iniciativa realmente possa fazer a diferença, e que ela ajude a transformar nossas ações e nossos pensamentos, criando uma cultura sócio-ambiental mais consciente.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas