Salvar – Solução contra vírus, fungos e bactérias em ambientes climatizados | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Salvar – Solução contra vírus, fungos e bactérias em ambientes climatizados

Publicado terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Loyola Neto, CEO da startup Salvar | Foto: Anderson Falcão | Divulgação
Loyola Neto, CEO da startup Salvar | Foto: Anderson Falcão | Divulgação -

No momento em que um vírus fez o mundo parar e impactou tantas vidas e negócios, mais uma vez vi no exercício de empreender um chamado para resiliência e reinvenção. A pandemia reduziu drasticamente o faturamento do negócio em que atuo no ramo de confecções, a Loygus, empresa que tem como carro-chefe a produção de vestuário para eventos. Sem pedidos e com a escassez de EPIs, mudamos o curso e fomos a primeira empresa baiana a produzir máscaras de tecido, primeiro com dupla proteção e, depois, com tecnologia antiviral. A experiência abriu possibilidades para pensar em um modelo de proteção coletiva.

Enquanto acompanhava as notícias dos riscos de transmissão da Covid-19, descobri o perigo de contaminação em ambientes fechados e climatizados, por não haver uma renovação do ar. Decidido a pensar em soluções para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus, pensei em criar uma espécie de máscara para os aparelhos de ar condicionado. Levei a ideia até o Senai Cimatec, que, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), desenvolveu o primeiro protótipo do nosso filtro anti-Covid.

Os resultados em laboratório trouxeram dados impressionantes. A barreira filtrante apresentou eficácia de 99,9% na retenção e eliminação da carga viral, incluindo o coronavírus, presente em ambientes fechados e climatizados, além de reduzir em até 72% os fungos e bactérias. Assim nasceu a startup Salvar. Aprimoramos e desenvolvemos o protótipo do filtro para adaptação em diversos modelos de ar-condicionado, inclusive para transportes coletivos. Em pouco mais de quatro meses já são cerca de 15 mil filtros instalados em 185 empresas e presente em oito diferentes estados. Em Salvador já temos uma  linha de ônibus rodando com o filtro instalado e estamos em fase de teste para aplicação nos metrôs.

Criamos um equipamento de proteção coletiva que ajuda não só a salvar vidas, mas também negócios, especialmente aqueles que reúnem grande número de pessoas, como escolas, espaços comerciais e culturais, clínicas, restaurantes e academias. O equipamento acompanha o selo Ponto Azul, que identifica e assegura a presença do filtro original nos locais, contribuindo para deixar o público mais confiante em frequentar o espaço. 

Temos orgulho de dizer que desenvolvemos um produto genuinamente baiano como solução para um problema global. Para além da Covid, o filtro ajuda a prevenir diversos outros tipos de doenças respiratórias e alérgicas, graças a sua alta capacidade de  reter micro-organismos. Como startup, nossa missão é contínua, prosseguimos trabalhando em inovações que avancem cada vez mais no propósito de manter ambientes climatizados mais seguros e saudáveis.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas