Sobre cores, investimento e evolução | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Sobre cores, investimento e evolução

Publicado terça-feira, 04 de maio de 2021 às 06:02 h | Autor: *Made In Bahia
Roberto Garcia, diretor geral da Tronox no Brasil | Foto: Divulgação
Roberto Garcia, diretor geral da Tronox no Brasil | Foto: Divulgação -

Quem passa pela fábrica da Tronox na Bahia, localizada no km-20 da Estrada do Coco, BA-099, próximo a Arembepe, muitas vezes se pergunta o que é produzido ali. Aqui vai uma dica: é algo que faz parte de quase todos os objetos que estão ao seu redor enquanto você lê este texto. Por exemplo, na tinta da parede, na armação dos seus óculos,  em sua roupa, na capa do seu celular, em móveis e objetos de decoração, em eletrodomésticos da linha branca, na caixa d’água e nos tubos e conexões, no lápis de cor, na escova de dentes e em muitos outros produtos.

A fábrica é a primeira e única produtora de pigmento de dióxido de titânio  (TiO2) do Brasil e este ano celebra o seu aniversário de 50 anos. O pigmento TiO2 é um pó branco usado para dar cor, brilho e resistência a tintas, plásticos, borrachas e muito mais. Sabe aquelas sandálias de borracha brasileiras que fazem sucesso no mundo – lá tem pigmento produzido na fábrica da Tronox da Bahia. Também no papel das cédulas de 200 reais. Gosta de vinho? Tem marca premium que usa o pigmento baiano no rótulo. Brinquedos e outros materiais e acessórios plásticos bem coloridos levam o pigmento feito na Bahia para garantir que não fiquem transparentes e que suas cores sejam mais resistentes às intempéries.

A lista é longa, principalmente quando se soma às aplicações do pigmento fabricado pela Tronox em suas outras oito fábricas localizadas nos EUA, França, Inglaterra, China, Arábia Saudita, Holanda e Austrália. Nesse caso, entram na lista, inclusive, produtos que auxiliam a criação de barreiras contra a Covid-19: o pigmento de TiO2 está na embalagem e na cobertura de remédios, em equipamentos médicos como monitores e ventiladores respiratórios. Está também em próteses cirúrgicas, embalagens médicas e equipamentos de proteção individual.

Há até mesmo pigmento de TiO2 ultrafino que confere às tintas o poder de captar partículas poluentes do ar, as quais são usadas na pintura de ruas e estradas e em fachadas de prédios. Protetor solar, pasta de dentes, goma de mascar, batom, pinturas para carros, motos e embarcações, e por aí vai.

A história da fábrica da Bahia coincide com a própria história da produção do pigmento de TiO2 no Brasil, livrando a indústria nacional da dependência da importação do produto. Ao longo desses 50 anos, a empresa evoluiu em práticas de segurança, desempenho ambiental, tecnologia de processo, TI, relacionamento com as comunidades, capacitação das equipes, governança, entre outros aspectos.

A evolução é constante. Para o período 2021-2022, investiremos R$ 137 milhões no Brasil, em projetos voltados principalmente para modernização, automação e gestão ambiental.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas