Venturoli: Unindo beleza ao desenvolvimento sustentável na construção civil | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Venturoli: Unindo beleza ao desenvolvimento sustentável na construção civil

Publicado terça-feira, 11 de maio de 2021 às 06:02 h | Autor: #Made In Bahia
Paulo Venturoli, sócio | Foto: Divulgação
Paulo Venturoli, sócio | Foto: Divulgação -

Em 1984, Paulo Venturoli chegava à Bahia com o sonho de prosperar na boa terra. Nascido no interior de São Paulo (Presidente Venceslau-SP), chegou a Salvador com o intuito de atender à Coelba fornecendo cruzetas de madeira de lei para redes de distribuição de energia e, em 1988, fundou a Venturoli.

Alguns anos depois, a demanda da companhia ficou muito aquém do previsto e a empresa precisou buscar outras frentes de atuação para sobreviver. Nesse período, a empresa fez de tudo um pouco para se manter: de casinha de cachorro a estruturas rurais. Tempos difíceis.

Com a constante pressão sobre a Amazônia e demais florestas nativas para a exploração de madeira, surgiu na empresa a ideia de buscar uma alternativa durável e sustentável para a construção civil, e, em 2000, a empresa enfim conseguiu realizar um sonho antigo de seu fundador: implantar uma usina de preservação de madeiras, a primeira do Nordeste. A escolha do reflorestamento e tratamento do eucalipto foi precisa: uma madeira de ciclo de crescimento rápido com boa resistência mecânica, combinada com o uso de preservativo de ação fungicida/cupinicida. Dessa forma, a Venturoli inovou ao introduzir na região o eucalipto tratado, um produto de alta qualidade, versátil e extremamente sustentável. 

O produto já era muito utilizado em outras regiões do país, mas quase que exclusivamente para postes, dormentes ferroviários e estacas. O uso do eucalipto tratado combinado com acabamentos especiais (lixamento e aplicação de tintas específicas) permitiu que a empresa explorasse novas aplicações, como pergolados, cercas decorativas, quiosques e estruturas de casas e hotéis sofisticados, agregando beleza e rusticidade aos mais variados tipos de construção.

Hoje, a empresa conta com 800 hectares de áreas de reflorestamento de eucalipto no estado, além de quase 500 hectares em áreas de proteção (florestas nativas), e é referência nacional no uso do eucalipto tratado para a construção civil, bem como é líder de mercado na região Nordeste. A empresa é conhecida pela qualidade de seus produtos e bom atendimento, características imprimidas e cultivadas por seu fundador, há mais de 30 anos.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas