As faces de Neto | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

As faces de Neto

Convenção de Neto se tornou um verdadeiro show de piadas

Publicado segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 00:00 h | Atualizado em 25/09/2022, 21:25 | Autor: Da Redação
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

POSITIVO

A Convenção de Neto se tornou um verdadeiro show de piadas. Durante o anúncio do programa de Governo, o secretário-geral do UB disse que compraria tablets para os alunos. Neste momento, os olhares de alegria rodearam os menudos que estavam na área vip do palco. A alegria foi tanta que no final da comemoração se jogaram ao lado do candidato e do prefeito e pularam num piseiro só. O destaque vai, principalmente,  para um deles, que anda encantado com uma compra considerada POSITIVA pela Prefeitura, onde milhões já foram garantidos e irão circular por aí.

AS FACES DE NETO I

No dia 6 de abril de 2018, o então deputado Jutahy Magalhães Jr. saiu da residência do então prefeito ACM Neto por volta das 5 horas da madrugada, selando a chapa que disputaria o Governo (Neto) e Senado (Jutahy). No início da tarde, Jutahy recebe uma ligação seca do ex-alcaide dizendo que desistira da sua candidatura ao Governo. O depudado estava ao lado de sua mãe - Dona Mercedes, que ao saber do fato comentou com o filho: "Meu filho, nunca se deve confiar na política da família de Antonio Carlos Magalhães. O velho traiu seu avô, que dirá o neto trair você".

AS FACES DE NETO II

Passados 4 anos, Jutahyzinho esqueceu de comentar com seu compadre - MarceLo Nilo, os ensinamentos de sua senhora Mãe.

Com essas traições, Neto aposentou Jutahy da politica em 2018, e agora aposenta Marcelo Nilo.

TRAIÇÃO VELADA

A escolha da vice de ACM Neto já estava definida desde abril deste ano. Mas mexer com sentimentos, expectativas e gerar frustrações é o que melhor ACM Neto sabe fazer. 

Sem dúvidas, Zé Ronaldo, que abriu mão de seu mandato de prefeito para cobrir o buraco gerado pela psicopatia do poder, hoje experimenta a principal habilidade do pequeno ditador. E assim ele vai desconstruindo alicerces e construindo um rastro de ingratidão, traição e ódio!

TOXIDADE INTENCIONAL

Gerar frustrações, alimentar expectativas e mexer nos sentimentos alheios é o que ACM Neto sabe fazer melhor na vida. Ao longo de sua trajetória carimbou vidas com sua toxicidade. Em 2018, sabia que não iria se candidatar, mas mexeu com todos, expôs relações, e depois deu um baita drible em todos.

O XABU É CERTO

Com o slogan "Tá no coração da gente", Neto anda distribuindo por aí cards nas redes e achando que, assim, vai convencer os eleitores. Esquece ele que, em 2012, esse mesmo slogan foi usado na campanha de Guilherme Menezes, em Vitória da Conquista. Por lá, o bordão fez ele encarar um segundo turno. Era a primeira eleição com dois turnos em Conquista. Guilherme então, percebendo que o jingle deu xabu, trocou a marca e o slogan, e assim venceu. Os mais atentos da politica garantem que a maldição está escrita e que Neto não está no coração de ninguém. 

NETINHO RETADO

A possibilidade de tomar uma virada histórica nas eleições da Bahia tem tirado o sono do candidato ACM Neto (União Brasil). O inconformismo diante da chance de derrota  descambou para o desequilíbrio. No ato que oficializou a sua chapa, na sexta-feira, 5, mesmo dia em que foi divulgada a pesquisa AtlasIntel apontando empate técnico com Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-prefeito de Salvador atacou o Grupo A TARDE, que encomendou o levantamento. Falta compostura a uma ex-autoridade que só aceita os fatos que lhe são convenientes. 

RACHA NA BASE DE NETO

A definição da vaga de vice de ACM Neto parece realmente ter provocado um racha na base aliada. Resta saber até que ponto Zé Ronaldo (União Brasil) vai se posicionar, já que então favorito para compor a chapa, levou uma rasteira e caiu sentado no choro da decepção. Não apareceu na convenção do partido e ainda cancelou a ida de apoiadores.

TRISTEZA E RANCOR

Desolado por não ter sido escolhido como vice de ACM Neto, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) era um misto de tristeza e revolta na convenção do União Brasil. Embora agora conformado com a opção por Ana Coelho, ele ficou furioso quando questionado pelo fato de o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ter dito que “aqui se faz, aqui se paga”. 

CHANTAGEM E PERSEGUIÇÃO

A vida de Marcelo Nilo (Republicanos) parece não ser fácil e mostra como o clima na base de partidos que apoiam ACM Neto anda tensa. Candidato à reeleição, ele se diz vítima de perseguição por parte do também deputado federal Félix Mendonça (PDT), a quem acusa de ter contratado um jornalista para lhe “chantagear” e “trucidar”. Com os olhos marejados, citou a família e disse não ter “rabo preso”. Não seria importante oficializar uma denúncia, então? Chantagem é crime.

BOLSONARISTA

Sobrinha do bolsonarista Nilo Coelho (União Brasil), ex-governador da Bahia e atual prefeito de Guanambi, no sudoeste do estado, Ana Coelho (Republicanos) titubeou ao falar sobre apoio a candidatos à presidência. Durante ato que lhe oficializou como vice na chapa de ACM Neto, ela disse que simpatiza com Simone Tebet (MDB) pela representatividade feminina, mas que ainda vai decidir. O marido, atual deputado Tiago Correia, já cravou que vota em Bolsonaro. A vice precisa se decidir.

QUEM VAI É A COELHO

Depois de deixar Marcelo Nilo (Republicanos) e Zé Ronaldo (União Brasil) sentados à beira do caminho, ACM Neto (UB) surpreendeu e anunciou a empresária Ana Coelho, uma das proprietárias da TV Aratu e sobrinha do ex-governador e prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, como candidata a vice na sua chapa. Nos bastidores comenta-se que os dois foram colegas de escola e que, apesar das farpas que marcaram a relação entre o avô de um e o tio da outra, sempre tiveram boa relação. Principal concorrente do ex-prefeito nas eleições estaduais, Jerônimo batizou a união: “Chapa de herdeiros”.

CASCATINHA FAKE E A FUGA DAS GALINHAS

O vereador de Salvador Cláudio Tinoco usou suas redes sociais para, na maior cara de pau, fazer falsas acusações contra o candidato a governador apoiado por Lula, Jerônimo Rodrigues, de deixar os alunos baianos passar fome. Ao atacar o PT, partido de Lula, evidencia-se que o desespero é tamanho a ponto de o pau mandado e aprendiz de vereador Tinoco esquecer de dizer que Salvador tem os piores índices de educação básica dentre os municípios baianos. Além disso, Tinoco é um dos vereadores sem palavra que votou a favor da emenda que garantiu o teto dos agentes de saúde e endemias e agora, depois do puxão de orelha de seu dono, mudou de opinião, traindo solenemente milhares de famílias que dependem de algo que a Constituição garante. O caos na educação e na saúde do município de Salvador foi um dos motivos que, segundo informações de bastidores, fez com que Acm Neto fugisse do debate ocorrido ontem na Band.

NETO FOGE DA PRESIDENCIAL

Ser candidato a governador em um estado em que Lula tem amplo favoritismo na eleição presidencial requer algum tipo de estratégia especial para não-petistas. A adotada por Neto (UB), no entanto, é a fuga: a preferência por dialogar com Ciro Gomes (PDT) afasta o ex-prefeito de Salvador da polarização política. Com Ana Paula Matos de vice na chapa de Ciro, a tendência é que o herdeiro do carlismo não se vincule com a chapa encabeçada pela sua correligionária, a senadora Soraya Thronicke, que deve pontuar pouco. Por outro lado, Jerônimo Rodrigues (PT) mostra expressivo crescimento justamente por ter sua imagem vinculada a Lula.

ROMA PULOU UMA FOGUEIRA

Roma e fogueira na mesma frase pode remeter a Nero, o imperador que pôs fogo na então cidade mais importante da Europa. No ano de 2022, na Bahia, a frase cai bem para descrever o problema que o ex-ministro de Bolsonaro enfrentaria se não deixasse o Republicanos, partido que indicou a vice da chapa de ACM Neto. O protagonismo de João Roma tem sido possível em uma legenda como o PL, em que sua candidatura é não só viável, mas tem irrestrito apoio partidário. 

PEGOU MAL

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) quis ganhar politicamente em cima da morte da adolescente Cristal Pacheco no último dia 2 e assim agradar o padrinho ACM Neto. Reis foi ao Twitter e quis relacionar o fato com a gestão de Rui Costa (PT), querendo colocar a culpa no governador. Em troca, o chefe do Executivo municipal recebeu mais de trezentas respostas na rede social o criticando por querer fazer uso político do assunto.

COLBERT SOB PRESSÃO

Mesmo pressionado desde a operação da Polícia Federal que investiga fraude em licitação na contratação de serviços para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Feira de Santana, o prefeito da cidade, Colbert Martins (MDB), deu as caras na convenção do União Brasil, em Salvador. Ele disse que o caso não tem ligação com a CPI da Saúde - que pede o seu indiciamento - e tentou minimizar a decisão judicial que afastou os secretários de Saúde e de Governo, respectivamente, Marcelo Moncorvo Britto e Denilton Pereira de Brito. 

QUEM PROCURA, ACHA

Durante a semana, a Prefeitura de Mata de São João andou recebendo uma visitinha pra lá de incômoda da Polícia Federal. Dizem que se mexer no vespeiro vão descobrir raízes podres nos diversos segmentos. Um passarinho contou que passa por fraudes em licitações.

ENQUADRADA

Imagem ilustrativa da imagem As faces de Neto
 

A enquadrada da semana vai para ele mesmo: o ex-prefeito ACM Neto. Já teria o selo semanal por ter prometido participar do debate da Rede Bandeirante e fugido numa correria só, ao trololó de que a sua agenda está cheia. A garantia da enquadrada, contudo, veio depois do ataque que fez ao Grupo A Tarde, um jornal com 110 de história e que não pertence a nenhum grupo empresarial ou político, diferente de alguns pombos correios que circulam por aí. Com sua postura, Acm Neto afrontou toda a imprensa baiana e recebeu em revide, um brilhante editorial na edição do último sábado, associado a uma charge que bem o definiu. Para quem não leu, vale o click para entender

Publicações relacionadas