O Carrasco - Eu sei o que você fez no verão passado | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Eu sei o que você fez no verão passado

Comenta-se que tem muita lambança no xaxado de um funcionário do segundo escalão da prefeitura de Salvador

Publicado domingo, 20 de fevereiro de 2022 às 23:00 h | Autor: Da Redação
Os bastidores do poder baiano passam por aqui
Os bastidores do poder baiano passam por aqui -

ASSUNTO DA SEMANA

Chega a este Carrasco notícia de que a semana não foi nada boa para os estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas. Isso porque, sem muito a entregar, a secretária da pasta anda pagando de militante sem fazer o dever de casa. São os pais cobrando um melhor ensino e melhor qualidade nas escolas, enquanto ela posa em cards, participa de lives e paga de mãe da Educação. Acorda Vânia! Por enquanto, na sua conta e no seu legado, somente os suspeitos tablets para constar. 

TÁ OFF

Esse Carrasco também foi informado que em Camaçari parece que de fato o recesso da justiça nunca acaba, pois cidadãos e advogados não conseguem atendimentos, nem presencialmente e nem de forma telepresencial. Não se sabe a razão do descanso prolongado, mas com certeza exige a atuação imediata da Corregedoria do Tribunal de Justica da Bahia. Enquanto isso, só quem se beneficia com tamanha omissão são os infratores acusados de obras irregulares e de invasões, que vão fazendo a festa, debochando de tudo e todos.

EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NO VERÃO PASSADO

Como reza o ditado popular, “não existe crime perfeito”. Não mesmo. Comenta-se que tem muita lambança no xaxado de um funcionário do segundo escalão da prefeitura de Salvador, que está na função há mais de 5 anos. Uma mobília no mato. No meio do disse me disse tem até a resenha que rolaram farras calientes e esquisitas com o cidadão e sua amante, em uma certa viagem pelo Rio Nilo. Parece que sua esposa descobriu parte de suas idiossincrasias nada convencionais e já vem o ameaçando com pedido de divórcio. A pressão foi grande que dia desses bateu hospital.

ELEFANTE BRANCO

Com previsão de inauguração para abril deste ano, o presídio da cidade de Brumado continua abandonado. São rachaduras e muito mato predominando nas dependências do equipamento. Por lá, sem celas, sem presos e gasto de dinheiro público. 

PAPAGAIA DE PIRATA

Em Ilhéus, a primeira dama e ex-secretaria de comunicação, Soane, rebaixada para a condição de superintendência na Secom do município, tem usado o órgão para interesses eleitorais, já que é pré-candidata à deputada estadual. Soane tem sido "onipresente" e figura como a "faz tudo" em benefício do povo. Transformada na “mamãe dos ilheenses”, tem aparecido em várias fotos sem externar conteúdo político. Enquanto isso, após quase dois anos sem aulas presenciais, alunos da rede municipal estão sem merenda escolar. A licitação que já deveria ter sido finalizada, até agora nada.

DESCANSO SEM PAZ

Moradores de Guanambi estão denunciando as péssimas condições do Cemitério Santo Antônio. Sem capinação e impedindo que os parentes possam fazer uma visita adequada, o equipamento já está sem capacidade para a instalação de mais túmulos. Melhor não morrer. 

CHUMBO TROCADO

O ano eleitoral começou a dar sinais de que o melhor está por vir. Para o aquecimento, entraram em campo na última semana Geddel e Ciro Gomes. Se de um lado o pedetista saiu atirando em Lula e Dilma atingindo o ex-ministro, do outro, Geddel não poupou munição para responder ao presidenciável. Mas como já diz o ditado "quem fala o que quer, ouve o que não quer", a patada de Geddel ecoou adjetivos como picareta e dedo duro. Sobrou até para o Patinhas, que teve o currículo escancarado. Que comecem os jogos! 

DEFEITO DE FÁBRICA

Enquanto a KPE Engenharia tenta ganhar espaço em obras na capital baiana, a imprensa do Sul não deixa cair no esquecimento o histórico da mãe da criança. Após a polêmica delação do Léo Pinheiro, os holofotes agora se voltam para os famosos documentos da empreiteira. Neles, há muito mais do que foi dito e estão extratos, mensagens e comprovantes de depósitos. Para abafar o escândalo da Lava Jato, surgiu a Metha, ex-OAS, de onde nasceu a fatídica KPE. Por aqui, as falhas são tantas que a OAS vai ter que indenizar uma família por danos causados em um imóvel, localizado no bairro de Caixa D'água, por conta da obra da Via Expressa. É certo que a empresa já virou piada pronta e que suas diversas nomenclaturas já vêm com defeito de fábrica. Queimem as planilhas! 

BONDE DA PATROA 

Tem chamado atenção as atitudes de um certo prefeito, que vem agindo para eleger a todo custo a mulher ao cargo de deputada. Um prestador de serviço confidenciou a este Carrasco que não vai entrar em furada e que prefere perder o contrato, mas não vai contribuir para a campanha. Ele revelou ainda que não é baú pra guardar segredo e afirmou: se a candidatura desta dama se confirmar, vai virar caso de Política e de Polícia. Lá vem bomba!

BRB

O tal Banco de Brasília ainda vai dar muito o que falar e muito trabalho. Como ele insiste em praticar ações duvidosas, breve vai colher o que está plantando. Não à toa, os holofotes já miram a pequena sigla e não demora para lermos mais uma vez sobre o BRB na imprensa. Aguardem! 

DEU RUIM

Depois da reunião que deu o que falar entre as cúpulas baianas do PT e PSD com Lula, Otto Alencar tomou chá de sumiço. O motivo: vazou no Whatsapp um áudio no qual ele acusa o aliado João Leão de "plantar a notícia" de que a chapa majoritária teria modificada a formação, com Otto, o Traíra do São Francisco, candidato ao governo e Rui Costa ao Senado. Depois disso, Otto ficou longe do celular. Só quebrou o silêncio, coincidentemente, para desejar "pronta recuperação" a Leão, que voltou a passar mal em um evento público.

PALÁCIO EMBURRADO

O uso do termo "Operação Tabajara" por alguns veículos para se referir à trapalhada tentativa de redefinir os rumos da chapa PT/PSD/PP deixou gente do Palácio emburrada. Em outros tempos, o Choque ia agir pesado.

SENADOR IRRITADO

Segundo interlocutores próximos a Jaques Wagner, o senador estaria irritado com os rumores de que cederia sua candidatura ao Governo do Estado ao também senador Otto Alencar. Embora reconheça a importância da articulação do PT a nível nacional e as pretensões do governador Rui Costa em se candidatar ao Senado, o que teria levado o ex-presidente Lula a propor o novo arranjo no estado, Wagner afirmou que está disposto a enfrentar ACM Neto nas eleições deste ano. Além do mais, no entendimento do petista, sua candidatura é de longe a mais competitiva.

A POLÍTICA NÃO LARGA

Ele deixou a política, mas parece que a política não larga dele. Deputado federal por mais de 20 anos e estadual por 8, Nelson Pelegrino está como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) há apenas cinco meses. Talvez pelo pouco tempo de tribunal, ele ainda não tenha percebido que não pega bem para um magistrado ficar fazendo comentários sobre política, ainda mais quando estão envolvidas questões eleitorais. Em um evento da PM, o conselheiro disse acreditar na manutenção da candidatura de Jaques Wagner ao governo. Pellegrino não é mais filiado ao PT e está afastado da política partidária, mas diz acompanhar como cidadão. Outros deputados que se tornaram conselheiros (Gildásio Penedo e João Bonfim do TCE, por exemplo) são bem mais discretos em suas opiniões.

ZANGADINHA I

Tem promotora de justiça se incomodando com as opiniões e críticas feitas por esse Carrasco. Além de respeitar o papel da imprensa, seria de todo recomendável não se usar uma associação para fins pessoais. Se julga acima de todos, adora dar pitaco no Executivo, no Judiciário e no Legislativo, mas não gosta nadinha de receber puxão de orelhas, democraticamente. Dessa vez a “moreia do parquet”, fã do Maluco Beleza como nós, se superou. 

ZANGADINHA II

Fica a dica que esse Carrasco é um personagem fictício, que narra os bastidores da política, numa “homenagem de A TARDE ao primeiro veículo criado pelo fundador Ernesto Simões Filho”. Nossas fontes possuem credibilidade e estão garantidas pelo princípio constitucional previsto no artigo 5, inciso XIV. O que se conta aqui é pura realidade, afinal de contas “saiu no A Tarde, é verdade”. 

ENQUADRADA

Depois dizem que o Carrasco pega no pé do MP. Que culpa temos nós se o próprio Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP enquadrou a recomendação 01/2022, do promotor de justiça Luciano Taques Guignone? Além de cancelar o ato pessoal que “recomendava” que o prefeito de Madre de Deus revogasse a contratação de advogados por dispensa de licitação, o CNMP ordenou a todo o MP baiano “que (i) se abstenha de expedir novas Recomendações de idêntico teor e (ii) suspenda todo e qualquer procedimento eventualmente instaurado em virtude do descumprimento da referida Recomendação, especialmente a proposição de ações civis públicas com identidade parcial ou total de objeto”. A legislação federal autoriza a contratação de advogados sem licitação, sobretudo em municípios que não dispõem de procuradoria especializada. Pelo visto a enquadrada foi geral.

Publicações relacionadas