O Carrasco - Mal cheiro na ponte! | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Mal cheiro na ponte!

Publicado segunda-feira, 26 de abril de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 11:00 | Autor: Administrator
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

MAL CHEIRO NA PONTE!

Fedeu Bonitão! Deu GAMBÁ na ponte! Até um alemão acostumado a criar dificuldade para vender facilidade apareceu! Tudo a indicar que o INEMA provará de seu próprio veneno. Acostumado a bater bola com ONGs para embaraçar o desenvolvimento do estado, a parceria agora azedou. É que no Seminário “Ponte Salvador-Itaparica: A quem interessa?”, realizado no último dia 14 de abril, o Grupo Ambientalista da Bahia – GAMBÁ juntamente com o Conselho Pastoral dos Pescadores e com o grupo de estudos Territorialidade, Direitos e Insurgência – UEFS, foi criado o “COMITÊ POPULAR EM DEFESA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS”. Misturando “sumidades” que querem jogar água no objeto de desejo do Bonitão, o evento teve a ilustre participação de Carl Von Houenschild e Eliete Paraguassú, esta última a controversa liderança “quilombola” dos pescadores e marisqueiras de Ilha de Maré, recentemente envolvida em atos criminosos no canteiro de obras realizadas por empresa privada no entorno do Porto de Aratu. Para a autointitulada líder quilombola, que parece ser alvo de investigação da Polícia Civil, a implantação da ponte irá gerar “impactos em Salvador, nas comunidades ribeirinhas, na Ilha de Itaparica e também na comunidade suburbana de Salvador, remetendo ao racismo ambiental, ao racismo alimentar”. Menos né, Eliete!! Não precisa acusar ninguém de racismo quando a intenção, ao final, é apenas firmar um TAC e levar um “querequequé”.

TAUASSÚ x AVON x GOLGI I

Caiu como uma bomba a notícia de que a Golgi Condomínios Logísticos teria firmado com a AVON uma operação de retrolocação de longo prazo, também conhecida pelo termo “sale & lease back”. Através desse questionável procedimento para áreas da antiga SUDIC, a Avon continuará operando seu centro logístico implantado em parte do imóvel desde 2004, cedendo a outra parte da área para que a Golgi instale e desenvolva novos galpões industriais. “Uma manobra que atenta contra o interesse público. O correto seria o Estado receber de volta a área não utilizada pela Avon e vendê-la ao mercado, gerando receita para o governo baiano”, garantiu um empresário do ramo que pediu reserva da fonte. Esse mesmo empresário, munido de documentos, garante que a controvertida operação está sendo apoiada por um mesmo grupo de pseudo-empresários e grileiros que participaram do esquema envolvendo a desapropriação de uma área de quase 1,4 milhão de metros quadrados da Fazenda Tauassú, na região da Área de Proteção Ambiental do Abaeté.

TAUASSÚ x AVON x GOLGI II

O ditado diz: “quem com porcos se mistura farelos come”. A julgar pela turma de grileiros com quem se associou a joint venture da canadense Cadillac Fairview com a brasileira Autonomy, esse business envolvendo investimentos de R$ 300 milhões de reais vai entrar água e chamar a atenção do Ministério Público Estadual. O Carrasco, sabedor das coisas, já descobriu que além de ter atuado no caso Tauassú, a trupe também é a mesma que está na espreita tentando passar a mão na desapropriação do IAPSEB, conforme noticiado por esta coluna na semana passada. Para quem não se lembra, um parecer da Procuradoria Geral do Município de Salvador datado de 2016 elencou, dentre uma série de ilicitudes, indícios de favorecimento no processo de desapropriação em si, com a participação de servidores em cargos da administração do Inocoop-Base, ente beneficiário com o processo.

TAUASSÚ x AVON x GOLGI III

Essa mesma trupe, à época comandada por um ex-secretário, o famoso BACKTRUNCK da Vitória, se comprometeu com a SUDIC a construir ao lado do terreno da AVON, uma grande central de distribuição. Adquiriu o terreno por preço subsidiado sob a alegação de desenvolvimento econômico e anos depois o resultado verdadeiro apareceu: um posto de gasolina associado a um mercadinho. Imaginem que conseguiram colocar até a SHELL no negócio. Nessas horas o compliance das multinacionais é só para inglês ver.

VOANDO BAIXO

Um certo deputado estadual do ramo de combustíveis parece uma criança se divertindo com seu novo brinquedinho voador. Fazendo seus voos rasantes e arriscados, ele tem abandonado sua terra Amargosa, Partidos Políticos e anda a sobrevoar com frequência a CERB, bem de perto. Dito em off por um colega, o rapaz não gosta muito de demorar em pista de pouso ou de dar carona, tendo muitas vezes como destino à traição. É certo que o TAL vai deixar na mão muitos figurões e bonitões da política.

GUARDA SOL

Chega a este Carrasco insatisfações com a atuação da direção do Detran. O atual dirigente, que dizem não nutrir simpatia por políticos, traz uma desconfiança com o dito perfil técnico. A título de moralizar o órgão, ele tem demonstrado disposição e coragem muito grandes para pegar piabas. Já com relação a peixe grande, é um fracasso. Não se sabe se é por influência do SOL ou de algum padrinho. Ou, se é porque ele gosta mesmo de sombra e água fresca.

O FANTASMA DA EBAL

No início da gestão petista, em 2007, a Bahia assistiu estarrecida o escândalo que abateu os cofres da Empresa Baiana de Alimentos – EBAL, que geria a Cesta do Povo. Uma CPI foi instaurada e o senador Ângelo Coronel, então deputado estadual, foi duramente criticado pelo deputado José Neto. O petista quis saber do hoje senador se este era sócio ou tinha familiares sócios de empresas fornecedoras da EBAL e se essa ligação não provocaria o seu impedimento junto à CPI, uma vez que os contratos de fornecimento seriam alvo de investigação. O resultado oficial da investigação todos conheceram, mas a verdade mesmo ficou guardada nos anais da ALBA e apenas no juízo dos seus parlamentares. Depois de tanto tempo, o fantasma da EBAL promete rondar novamente a Bahia. A conferir.

GESTAÇÃO NO MP I

E lá se vão 17 meses desde que o MP recebeu denúncia envolvendo a atuação ilegal do famoso promotor de improbidade de Camaçari, acusado de praticar crime de extorsão, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Esse período é suficiente na natureza para a gestação de uma Orca, um mamífero de características sociais complexas e que não costuma excluir membros do seu clã, exceto quando um deles comete atentado perigoso ao grupo.

GESTAÇÃO NO MP II

Contudo, parece que agora as “contrações” começam a ser sentidas dentro do MP. O que a sociedade espera é que essa história não demore ainda mais tempo se transformando numa gestação de elefante. Pelo menos, a principal característica do elefante é a sua excelente memória!

VIOLÊNCIA & POLÍTICA

Violência e política parecem cada vez mais intricadas na Bahia. O caso de maior repercussão é da prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, que está andando com escolta após sofrer ameaças de morte. Primeira mulher negra a administrar a cidade, onde a população pegou em armas para expulsar portugueses e lutar pela independência do Brasil em 1822, Eliana derrotou grupos políticos tradicionais da região. Dois suspeitos foram presos não só pelas ameaças, mas também pelos assassinatos de duas pessoas ligadas à política. O outro caso repercutiu menos, mas também vem despertando temor e indignação. A morte do vereador de Andorinha, Pablo Campos Alves (PP), atingido por tiros em uma fazenda. “Nada foi roubado do sítio”, contou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), que tinha uma relação próxima com a vítima.

DISPUTA PELO ESPÓLIO

Todo mundo já sabe que acabou mal o casamento político de Jair Bolsonaro e Dayane Pimentel (então conhecida como a “Federal de Bolsonaro”, como se apresentava em 2018 a deputada do PSL). Agora, existe um espólio a ser disputado: os eleitores que apoiaram a professora por sua conexão com o então candidato a presidente. Na última semana, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL) saiu em defesa de Bolsonaro e partiu para o ataque contra a ex-aliada. “Imagino a angústia de quem depositou as suas esperanças em alguém que despejou valores preciosos em um balcão de negócios. Defender a família, a Pátria e o amor a Deus não é para amadores - muito menos para quem trai a própria nação”, afirmou Talita. Vem aí uma tentativa de voos mais altos em 2022?

RINDO À TOA

O prefeito de Lafaiete Coutinho, João Vei (PP), está rindo à toa: além de ser considerado inocente em uma ação na Justiça Eleitoral, ainda pode ver rivais políticos condenados. O prefeito foi acusado de abuso de autoridade e poder político por uma coligação adversária, ao realizar durante a campanha um adesivaço no Parque do Vaqueiro, terreno da prefeitura. No entanto, para a Justiça o local é aberto, de acesso público, e os demais candidatos teriam a mesma oportunidade. Além disso, a Justiça também determinou que seja apurada posteriormente uma possível tentativa de manipulação de provas. Um ex-candidato a vereador teria ido ao parque para forjar a existência de corrente e cadeado na entrada do campo de futebol onde ocorreu o adesivaço.

COM O PIRES NA MÃO

Existem prefeituras no interior que podem fechar às portas, alerta um prefeito baiano, que também é uma figura importante da Federação de Consórcios do Estado. Segundo o gestor, prefeitos estão desesperados e se perguntam como vão fechar as contas com a contínua e “desigual” dívida previdenciária que os municípios têm obrigação de pagar. Sem poder quitar as dívidas, que se acumulam há 24 anos, as prefeituras têm tido recursos financeiros sequestrados do Fundo de Participação dos Municípios pela União, o que gera um baque para as receitas das gestões municipais. Com a pandemia, prossegue o gestor, as coisas pioraram. “Vamos ver cidades fecharem”, afirma.

PEQUENOS SUFOCADOS

As queixas dos gestores municipais estão aí: as dívidas previdenciárias sufocam os municípios, sobretudo os de pequeno porte. Atualmente, as receitas dos municípios mal permitem o pagamento das obrigações ordinárias, a exemplo da folha de pessoal, fornecedores e prestadores de serviços. No entanto, os prefeitos abordam o problema de maneira genérica. Quando questionados sobre os municípios que estão sob sua gestão, os mandatários tergiversam: “Aqui estamos fazendo nosso trabalho, apesar dos pesares, aqui não tem o problema da grande maioria. O problema existe, mas aqui, como estou à frente, combatendo o bom combate, as coisas mudam”. O inferno são os outros.

COÇA O BOLSO, PREFEITO!

Os agentes comunitários de saúde de Feira de Santana clamam pelo dinheiro da jornada excedente da categoria, após terem tido os pagamentos suspensos. São 856 trabalhadores que recebiam R$ 75 reais de jornada excedente. Algo em torno de R$64.200 reais devidos pela administração municipal. É bom lembrar que os serviços da classe são fundamentais, necessários e não podem ser suspensos, em nome da saúde da população. Falta bom senso na Princesinha do Sertão.

DEMOROU, MAS CHEGOU

Após um ato configurado como perseguição política contra uma professora municipal, o Ministério Público Estadual acionou o ex-prefeito de Mirante, Francisco Lúcio Meira Santos, por não ter concedido o adicional de carga horária à profissional. Baseado na Lei de Improbidade Administrativa, o MP pede a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida, entre outras sanções. Um dia a conta chega. Se a pretensão for julgada improcedente, pode chegar também para a promotoria.

AZAR NA REPUTAÇÃO

Itabuna não dá sorte quando o assunto é reputação. Quem não lembra dos seguintes episódios: Cuma, o Marajá do Brasil, capa da revista Veja; o escândalo das adoções de menores mediante pagamento; o escândalo dos fiéis depositários de veículos roubados e por último a pirâmide financeira envolvendo a empresa D9, onde o dono é acusado de ter dado um golpe de mais de R$ 200 milhões de reais e viver em Dubai, foragido da Justiça. Rumores dão conta de que Danilo D9, que agora até certificação oficial do Instagram obteve, tem um frenético admirador em Itabuna. O empresário da vez se assemelha ao fugitivo pelo menos quando o assunto é esbanjar dinheiro com vida de luxo. Tendo ficado milionário com esquema de vendas de respiradores, o itabunense não chega a comprar helicóptero ou fretar jatinhos, mas anda, assim como seu ídolo, tripudiando da sociedade. Ah, quanto aos respiradores, este Carrasco até então tem preferido tratar do tema depois que a PF e o MPF entrarem em campo. Com VIDA humana e MEDicina não se brinca.

ENQUADRADA

Seguindo nossa diretriz, temos agora a enquadrada da semana e ela vai para José Sérgio Gabrielli. Na última sexta-feira um grupo de representantes do PT e outros partidos promoveram ato de desagravo para o ex-presidente da Petrobras, por ter sido ele condenado pelo TCU a pagar uma multa de R$ 453 milhões de reais referente à controvertida aquisição da refinaria Pasadena, no Texas – USA. Essa turma não aprende! O indivíduo, nomeado presidente da Petrobras e lá permanecendo por sete anos, foi no mínimo negligente, segundo o TCU – fez vista grossa, como se diz no jargão popular, com a bandalheira de que a Petroleira foi vitimada, diga-se de passagem, por funcionários e diretores de carreira da própria Estatal e agora, pasmem, se julga inocente. Santa Paciência! Ora, Senhoras e Senhores, esse elemento, por sua incompetência, é o grande responsável pelas críticas que vem sofrendo o Partido dos Trabalhadores e o ex-Presidente Lula. Se tiverem juízo, o correto seria se livrar desse mandú, tal como fizeram com Palocci. A eleição de 2022 se aproxima e o eleitor estará atento, assim como este Carrasco, às personas próximas aos candidatos à Presidência da República, afinal de contas “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”.

Publicações relacionadas