adblock ativo

O Carrasco

Publicado segunda-feira, 06 de dezembro de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 05/12/2021, 16:49 | Autor: O Carrasco
.
. -
adblock ativo

ASSUNTO DA SEMANA

O cerco se fechou para três servidores, ex-secretários e três fiscais ambientais lotados na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro. Na última sexta, foi desarticulado um esquema de corrupção que foi denunciado por empresários do ramo de construção civil. As investigações revelaram o recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais e de implantação para instalação de empreendimentos imobiliários na região. A propina que enriquecia os envolvidos acabou vazando e a farra, que acontecia desde 2016, chegou ao fim. A Prefeitura de Porto Seguro, sob a nova gestão, segundo informações, colaborou com a operação e promete instaurar procedimento administrativo para punir eventuais servidores de carreira.

SERRINHA SEM AR

O prefeito Adriano Lima, se achando importante para negociar apoio a pré-candidato ao Governo do Estado, recebeu na prefeitura a visita da Polícia Federal, sob acusação de superfaturamento na compra de respiradores. A população, indignada com o descaso com a Saúde, já sabe que vem mais coisa por aí! Na cidade, o comentário é que o alcaide, além de vira folha, virou pombo sujo. É como se diz na Bahia: #cáteespero.

LIMPEZA

Parece que agora, para o bem da população e o ordenamento da cidade de Camaçari, o cerco começa a se fechar de vez para os invasores de terras e infratores de obras e “puxadinhos" de condomínios, mesmo com a Prefeitura e as Polícias intensificando as ações de fiscalização e desocupações. Um dos elementos já foi identificado e lida com negócios suspeitos. Já se sabe que a casa dele é em um condomínio de luxo na orla da cidade e está em nome de suposto laranja. Se achando o Adão no Paraíso, o garganteiro, que tenta intimidar e desafiar tudo e todos, brada que vai concluir sua obra sem alvará e afronta até mesmo o Poder Judiciário em Camaçari. Entretanto, junto com seu rábula, não engana mais ninguém. Aguardem revelações.

A ESPERA CONTINUA

A investigação contra o ex-prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, foi prorrogada por mais 90 dias pela Promotoria de Justiça local. Tudo isso para que o órgão obtenha mais informações a respeito do caso. Gameleira é investigado por suspeita de irregularidades em contrato com dispensa de licitação, cujo valor foi de R$ 11,7 milhões à terceirizada Locar Saneamento Ambiental.

VAI DAR EM QUÊ?

Ainda sobre Jequié, O Carrasco continua de olho no resultado da prorrogação, por mais 90 dias, do prazo de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, que apura denúncias de possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis na Cidade Sol. Essa ampliação foi justamente por causa de dificuldades de acesso a documentos solicitados às distribuidoras.

INTRANSPARÊNCIA

O Carrasco quer saber porque a Câmara Municipal de Itapetinga não vem divulgando, desde o início de agosto deste ano, no Portal da Transparência, os dados relativos às despesas com diárias dos vereadores e servidores? Apenas limita-se a informar que o setor responsável pelo processamento e divulgação de tais informações encontra dificuldades em alimentar o Portal. Quais?

DISPUTADO I

A briga para aparecer entre candidatos que foram ao Centro de Convenções no lançamento da pré-candidatura de ACM Neto foi tanta, que teve gente que quase saiu no tapa do lado de fora.

DISPUTADO II

Ainda no evento de ACM Neto, chamou a atenção a quantidade de caravanas vindas do Sul da Bahia. Importante lembrar que há na região um eleitorado tradicionalmente antipático ao PT, por questões ligadas aos conflitos de terras. E, dos únicos quatro municípios baianos em que Bolsonaro venceu Haddad em 2018, dois estão no Sul e Extremo Sul: Buerarema e Teixeira de Freitas. Foi em Teixeira, inclusive, que Bolsonaro veio comemorar os mil dias de seu governo.

ÚNICA MANCHA

Falando no evento do lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao governo do estado, tudo foi um sucesso. Da quantidade de lideranças políticas, nacionais e do interior, até a organização em si e a qualidade dos equipamentos de som e iluminação. Ponto positivo também para a qualidade do público. Única exceção foi a presença de um advogado de reputação completamente manchada, golpista e grileiro. Esse advogado, um falsário careca, segundo FONTES do Carrasco, está in love com uma cidadã, possivelmente desavisada, que tem livre acesso à casa dos pais do ex-prefeito. O casal Júnior e Rosário Magalhães precisa urgentemente ser avisado que esse batedor de carteira e propagador de fake news já começou a ouvir as conversas da família e contar aos quatro cantos da cidade. Essas mesmas FONTES já estão levantando o sobrenome do pseudo-causidico. Vem muito mais coisa desse marginal por aí.

SE CORRER...

ACM Neto tem fugido do nome Lula como o diabo foge da cruz. Mas sabe que, em breve, o embate vai se desenhar, ainda mais se tudo caminhar para o aguardado confronto entre o ex-presidente e Moro, com o ex-juiz apoiado pelo União Brasil.

PEGA PRA CAPAR

Se alguém ainda duvidava do nível do "pega pra capar" entre ACM Neto e João Roma - mesmo depois das declarações de Roberta Roma, esposa do ministro, sobre o ex-prefeito - a prova definitiva veio na última semana, com o aliado de Bolsonaro chamando de "festinha" o lançamento da pré-candidatura do ex-amigo. Quem quebrou o pau e colocou o ministro no seu devido lugar foi o deputado estadual Sandro Regis, esse que tem muita moral para falar de fidelidade, afinal de contas nunca deixou seu grupo político desde 2007, quando Paulo Souto perdeu as eleições da época. Regis é um dos principais nomes para concorrer à presidência da ALBA caso ACM Neto vença a disputa do ano que vem.

EMBARALHOU I

A entrada do presidente Jair Bolsonaro no PL embaralhou o xadrez político nos estados. Na Bahia, já se sente a mudança no clima. O agora confirmado candidato ACM Neto (União Brasil) se irritou com a possibilidade de perder o apoio da legenda à sua candidatura ao governo do Estado. A interlocutores, Neto tem sinalizado que não deixará sem resposta o vácuo deixado pelo PL em sua base. Veremos os novos capítulos.

EMBARALHOU II

A nova legenda de Bolsonaro levou ACM Neto a se reaproximar de Rodrigo Maia, com quem protagonizou um mal estar geral com o racha do DEM na eleição para presidência da Câmara dos Deputados? Agora, Neto pretende filiar Maia ao União Brasil, além de, em outra frente, retirar o apoio do partido à candidatura do atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em reeleição.

NEM SEMPRE

Um dia após a aprovação da PEC dos Precatórios, senadores petistas baianos não quiseram se pronunciar sobre a famigerada votação, que contou com o apoio da bancada do PT no Senado. A presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, criticou os votos favoráveis à proposta: “O partido sempre foi contra.”. E agora companheiros(as)?

SEM LÓGICA

Há pessoas no PSDB, como o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que chamam de bolsonaristas os parlamentares de seu partido em Brasília que votam com a base governista. O que diria o tucano de Jaques Wagner e de outros senadores petistas, que votaram a favor da PEC dos Precatórios na semana passada? Longe de insinuar qualquer coisa, mas só constatar que na política não há lógica binária: os que assim discursam, fingem que pensam assim ou não entendem de política.

CADÊ O SINAL?

Que a VIVO anda pegando no tranco todo mundo já sabe. Mas a enquete do Portal A TARDE deu voz aos usuários da operadora, que avaliaram o serviço como péssimo. Para 69% dos leitores que votaram, a VIVO JÁ MORREU. Sem garantir o sinal e ainda no sonho do 5G, a VIVO entra no hall dos maus serviços prestados e a queridinha das reclamações dos baianos.

EDIL FANFARRÃO

Noticia-se no entorno da Região Metropolitana de Salvador que um vereador de Maragogipe, fortemente ligado à Petrobras, de prenome “Clelmo”, segundo nossas fontes, anda criando dificuldade para vender facilidade no impasse num acordo entre Mubadala, Petrobras e os municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Candeias e Salvador. Defensor dos piores adjetivos imagináveis, o edil fazia parte da turma que brigava por vagas nas empresas prestadoras de serviços à Petrobras para se favorecer do primeiro salário de quem se empregava. Na onda do estaleiro, teria sido eleito vereador em Maragogipe, depois de prestar desserviço na pacata cidade de São Francisco do Conde. Agora está a serviço da Petrobras para manchar a imagem das prefeituras que lutam para que a estatal honre pelo passivo ambiental deixado. Detalhe, por conta de seus malfeitos, apurou-se que o “bad boy” comprou uma SW4 recentemente e ainda conseguiu “encostar” três caçambas numa obra pública, tudo isso com um salário que não chega a R$ 8 mil. Inclusive, parece que já esteve preso, acusado de extorsão. A se confirmar.

ENQUADRADA

O Tivoli, prestigiado e encantador resort de Praia do Forte, não é mais o mesmo. E o responsável pelo desencanto vem de além-mar. Não se sabe ao certo de quem é a culpa pela perda da qualidade dos serviços, mas o responsável vai acabar levando o hotel à falência e ao desprestígio, não por conta de problemas ambientais de outrora. Pioraram muito a qualidade da comida e do buffet. Botam gente para bater cedo nos quartos a fim de conferir e “periciar” frigobar. Coisa de hotel de quinta categoria. Ontem, com as fortes chuvas que atingiram Praia do Forte, pouco não foram os relatos de alagamento nos corredores e vazamento no restaurante que serve o café da manhã. As imagens são chocantes. Este Carrasco está de olho!

adblock ativo

Publicações relacionadas