Passear com o cão alivia o estresse e evita doenças | A TARDE
Atarde > Colunistas > Papo Pet

Passear com o cão alivia o estresse e evita doenças

Atividade física permite a interação do animal com o ambiente e gasta energia acumulada

Publicado domingo, 16 de janeiro de 2022 às 06:02 h | Autor: HIlcélia Falcão

Talvez muitos tutores não saibam, mas passear com seu cão pode fazer toda a diferença na saúde do animal, especialmente no Verão. Semelhante ao que acontece com humanos, a atividade física é importante para aliviar o estresse e assegurar qualidade de vida ao pet. Muitas vezes, no entanto, o animal tem um perfil que exige um profissional especializado para controlar melhor a interação do bichinho.

Foi o que aconteceu com o casal Peterson Lima de Almeida, 29 anos, e Virginia Nascimento, 35 anos, tutores dos buldogues franceses Buzz (@buzzfrenchbulldog) e Sharon (@sharonthebulldog). Por terem enfrentado dificuldades no comportamento dos seus pets durante o passeio, eles resolveram recorrer à consultora comportamental e de bem-estar animal Beliza Mouana Santos, 27 anos. “O passeio é uma atividade riquíssima, é o momento em que o animal pode expressar muito melhor seu comportamento do que enquanto está em casa recluso”, explica. 

Por outro lado, há cães que pulam, puxam e transformam o passeio num estresse para o tutor. Daí a importância da consultoria de um comportamentalista para que a atitude do animal não faça com que atividade seja excluída da rotina. Com Buzz e Sharon, a consultoria fez toda a diferença. “Passeamos durante uma hora por dia”, diz Peterson. 

Horários

Alguns cuidados importantes que devem ser observados são os horários mais adequados para evitar que o bichinho fique exposto ao sol, por exemplo. Um aspecto que muitos tutores não observam é que o momento em que o sol está mais quente pode queimar a patinha do bichinho. “O melhor momento é no início da manhã ou no final da tarde”, explica a comportamentalista Beliza Mouana Santos.

Caso o tutor não tenha disponibilidade para levar o bichinho para o passeio, um recurso importante é fazer o enriquecimento ambiental, com instrumentos que permitam brincadeiras voltadas ao estímulo do gasto de energia. E isto pode ser feito não apenas com brinquedos, mas também com objetos que os tutores têm casa, como garrafas pet, petiscos naturais e até caixas de papelão, por exemplo.  “A maioria dos animais que vive em apartamentos não precisa necessariamente do passeio pois os exercícios podem ser feitos em casa”, explica a médica veterinária Paula Moraes Müllem. Isso vale para o caso de tutores que não têm disponibilidade para levar o cãozinho à rua.

Profissional especializado

Outra forma de garantir atividade física para o bichinho é contratar um profissional especializado. Foi o que fez o advogado  Peterson Lima de Almeida ao contratar a comportamentalista Beliza Mouana Santos. “No começo da nossa relação com os cães tivemos dificuldades durante os passeios mas, após a intervenção de Beliza, a qualidade deste momento aumentou bastante e os cães estão respondendo muito bem”, conta. 

Só o fato de poder levar o animal para um ambiente diferente, em que ele possa interagir com outros já faz a diferença na vida do bicho. 

Em casa

Fazer a atividade física em casa depende do espaço que haja no local que o animal habita. Imóveis com mais espaço, nos quais o bichinho pode correr, fazem com que a ida à rua ou ao parque fique em plano secundário, como atividade exclusiva de lazer. Se há enriquecimento ambiental, com brinquedos e outros objetos com os quais ele possa interagir de maneira segura, melhor.

Além disto, segundo a veterinária Paula Mullem, tem algumas raças, especialmente as maiores, que não podem prescindir da atividade física de jeito nenhum pois tem repercussão direta na sua qualidade de vida. Para além do comportamento, é importante ter em mente que a prática deve assegurar a saúde do animal e não expô-lo  a riscos. 

Praia

Levar o animal à praia, por exemplo,  embora seja proibido pela legislação municipal de Salvador, é um hábito de muitos tutores, mas que exige certos cuidados. É importante prestar  atenção à ingestão da água do mar, que é prejudicial ao bichinho, bem como o excesso de sol. 

“Só Sharon foi à praia, fiquei pouco tempo, fui mais pra ela conhecer ”, conta a nutricionista Virginia Almeida, 35 anos, que levou a buldogue à praia, com todos os cuidados, como o tempo mínimo de exposição ao sol. É importante impedir que o animal coma areia e dar banho no bichinho com água doce na volta para casa para retirar todo o sal.

Dicas importantes para ter um passeio melhor

O que representa atividade física para os animais?

É equivalente à atividade fisica para os humanos, voltada para se ter o equilíbrio entre saúde física e mental. Os passeios são um excelente instrumento na prevenção de doenças. Por eles não terem a rotina voltada para a atividade física, no passeio é possível agregar estímulos ambientais e interação social. É o momento em que o animal finalmente pode expressar os comportamentos naturais que ele não pode quando está recluso em casa.

Em que situação devo recorrer a um profissional para lidar com o meu cão?

Em caso de animais que ficam ansiosos na saída ou puxam muito na guia. O profissional irá ajudar a garantir que o passeio não seja um momento de estresse.

Que cuidados devo ter antes de realizar o passeio?

O tutor precisa atentar para ter a vacinação, vermífugos e remédios de pulgas e carrapatos em dia antes de realizar o passeio.

O que devo levar no passeio?

Sempre levar água, “cata caca” e protetor solar veterinário. Recolher as fezes do animal é importante para evitar zoonoses.

Em que horário devo levar meu cão para passear?

Nos horários em que o sol esteja menos forte para evitar queimaduras nas patinhas e desidratação. Pela manhã, a partir das 7, e à tarde, a partir das 16h.

O que fazer no dia de chuva?

Se for uma chuva leve ou uma garoa, o passeio pode ser feito, desde que o tutor seque totalmente o pêlo do animal. Mas o melhor mesmo é fazer enriquecimento ambiental, com objetos e brinquedos simples, que possam assegurar a atividade física em casa nesses dias, sob supervisão do tutor. Animais estressados costumam roer móveis e objetos.

Adote um amigo

SÃO FRANCISCO DE ASSIS (ABPA-BA)

ENDEREÇO: por medida de segurança, o endereço do abrigo não é divulgado. Para maiores informações entrem em contato pelo direct do @abpabahia oup elo e-mail [email protected]

FONE: todas as informações da Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA) são fornecidas exclusivamente no site https://www.abpabahia.org.br/adotar/ e nas redes sociais.

e-mail:  [email protected]  (adoçãocanina); [email protected] (adoção felina) e [email protected] (outros)

Fundada em 1949, a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA), que mantém o Abrigo São Francisco de Assis, foi fundada em 1949. A instituição é mantida por doações. Na pandemia, as adoções estão sendo feitas em duas etapas: primeira entrevista online e, após aprovação, entrevista presencial. As feiras de adoção acontecem aos domingo, das 9h às 13h, na Praça Ana Lúcia Magalhães (final de linha da Pituba).

DOCE LAR 

ENDEREÇO: CIA-Aeroporto

FONE:  (71) 99928-2889/99955-9581

e-mail:  [email protected]

Fundada em 2001 por Constança Costa, a Doce Lar tem como objetivo ser moradia digna e agradável para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em Salvador. Na página no Instagram (@docelar10), há animais para adoção

IAA - INSTITUTO AMIGOS DOS ANIMAIS

ENDEREÇO: www.procure1amigo.com.br, www.adotar.com.br e www.acheodono.com

FONE: Não divulgado

ANIMAIS AUMIGOS

ENDEREÇO: não divulgado 

FONE:  (71) (71)4104-0116

e-mail:  [email protected]

Maiores informações na página da instituição @abrigoanimaisaumigos

Publicações relacionadas