Veterinários alertam para ética e cuidados com raças híbridas | A TARDE
Atarde > Colunistas > Papo Pet

Veterinários alertam para ética e cuidados com raças híbridas

Pets nascidos de cruzas propositais seduzem tutores mas despertam reflexão sobre relação com animais

Publicado domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 06:04 h | Autor: HIlcélia Falcão
Dócil, Doguinho é um Goldendoodle que faz companhia às crianças da casa
Dócil, Doguinho é um Goldendoodle que faz companhia às crianças da casa -

Já ouviu falar em Goldendoodle? É o cachorrinho que nasce da cruza de um Golden Retriever e um Poodle. Doguinho, esse filhote que aparece na principal foto desta matéria, é um exemplar desta raça. Trata-se de um cão híbrido ou de design, denominação utilizada para raças criadas a partir de cruzamentos propositais de cães com pedigree (certificado de origem). Mas se você é daqueles que amam vira-latas e até tem alguma crítica àquelas pessoas que não adotam um cão de abrigo,  vai ficar surpreso com a criatividade dos criadores profissionais.

Labradoodle; Yorkipoo e Goldendoodle são apenas algumas das misturas feitas  na tentativa de reduzir a incidência de problemas de saúde hereditários típicos de certas raças puras. Tudo isso sem perder as características que são mais atraentes, como a docilidade e longevidade. A questão é que os bichos foram sendo transformados em mercadoria e, o que antes era um propósito aparentemente nobre, virou uma questão meramente comercial.

Todo pet que nasce do cruzamento de dois outros de raça definida é considerado um cão híbrido. Os vira-latas são também híbridos, mas como em geral não se conhece a origem dos seus ascendentes, são chamados de SRDs, os Sem Raça Definida. Estes, inclusive, costumam ser  saudáveis, resistentes e longevos. Mas a reprodução de híbridos, embora tenha começado com intenções nobres, como a criação de cães guia ou cães de companhia, por exemplo, envolve questões éticas e algumas armadilhas. “É um caminho que gera vários conflitos, pois temos muitos animais na rua fruto de quem pegava animal de raça, queria ganhar dinheiro e fazia esses cruzamentos”, afirma a veterinária Viviane Abreu, referindo-se a práticas não responsáveis.

Mas para quê os criadores fazem essas misturas de raças se há tantos cães SRDs em abrigos? “Eles são criados pensando numa função específica com a intenção de combinar qualidades das raças progenitoras”, explica o médico veterinário comportamentalista Rafael Conceição Ramos. Segundo ele, a questão é que, muitas vezes, criadores interessados apenas em lucrar dão andamento a este tipo de reprodução mesmo  em caso do comprometimento da saúde dos animais descendentes.

Para boa parte dos profissionais de veterinária, o problema é quando a criação desses animais só leva em conta o lucro. Rafael Ramos explica que os cães híbridos são comercializados por valores muito superiores na comparação com os da raça pura. 

Outro problema é o fato de que, quando o cruzamento não sai do jeito previsto, especialmente no caso de canis improvisados e não responsáveis,  há quem descarte os animais. Esta é, inclusive, uma das origens de tantos cães abandonados. “Esses criadores precisam ter qualificação técnica para isso; em animais de corte e leite, por exemplo, são feitos estudos genéticos de longa duração... Não sei se isto ocorre entre esses criadores”, diz o veterinário e professor José Eduardo Ungar, presidente da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-Bahia), que alerta para o perigo destas combinações. 

Ungar recomenda verificar procedência de canis
Ungar recomenda verificar procedência de canis |  Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE/ 17.01.2020
 

Boa companhia

Os tutores, por exemplo, em geral, buscam os híbridos por demanda de certas características que atendam a questões familiares. Uma delas é ter bichinhos cujos pelos não gerem alergias. No caso de Doguinho, por exemplo, os tutores queriam um animal que não soltasse muito pêlo e fizesse companhia às crianças. “É um cão de ótimo temperamento, gosta de ficar próximo aos humanos e tem bastante docilidade”, explica Rafael Ramos. Segundo ele, o Goldendoodle é uma raça que começou a ser popular a partir dos anos 1990. Mas exigem cuidados com questões articulares como displasia do quadril e luxação patelar. 

Híbridos ou não, SRDs ou de raça, animais exigem cuidado, atenção e responsabilidade. E a polêmica envolvendo os híbridos nos alerta para a forma como os humanos se relacionam com as outras espécies. Wally Conron, criador da raça labradoodle, cujo objetivo foi servir a uma senhora cega casada com um homem alérgico a cães de pelo longo, disse, recentemente, em entrevista ao podcast da rede australiana ABC, ter se arrependido da sua criação. Isto porque o feito, segundo ele, acabou estimulando uma onda que não leva em conta a saúde do animal. 

Confira algumas raças híbridas

Goldendoodle - Criados nos anos 1990, é um cão de companhia.  Mistura o Golden Retriver com o poodle, tem ótimo temperamento, gosta de estar com humanos e observar suas ações.

Labradoodle - Criado nos anos 1980 para servir de cão guia. Mistura Labrador e poodle, tem as habilidades do primeiro com a pelagem do segundo.

Yorkpoo - Criado mais recentemente, é boa companhia. Mistura Yorkshire Terriers e Poodles, tem pelo hipoalergênico. O temperamento é tranquilo.

Morkie - Surgiu nos anos 1980, tem comportamento dócil e afetuoso. É resultado de uma cruza  entre o Yorkshire Terrier e o Maltês.

DR. PET  [TIRA DÚVIDAS]

Veja pontos importantes a observar caso opte por ter um pet de raças puras misturadas:

O que devo observar na hora de aquisição de um cão híbrido?

Os critérios éticos adotado pelo canil e a responsabilidade com a saúde da raça devem ser observados antes da aquisição.  É preciso observar licença de funcionamento, higiene e cuidados básicos com a saúde do animal. 

Como checar se aquele criador é confiável?

Quando regulamentados, estes estabelecimentos devem ser registrados junto à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK) , que pode ser consultada para esclarecimento de dúvidas.

O cão híbrido exige algum cuidado diferenciado em relação a outras raças?

Antes de adquirir ou adotar qualquer animalzinho é importante buscar informações sobre a espécie e a raça e buscar ajuda de um profissional de veterinária para orientar sobre a melhor forma de cuidar do bichinho. 

Qual a origem da prática de criação de híbridos? Há precendentes na história dos animais domésticos?

As chamadas raças puras foram criadas desta forma, a partir do aprimoramento delas mesmas. Muitas são resultado de longos trabalhos de cruzamentos genéticos planejados para se chegar a raças voltadas a atividades específicas.

Qual a melhor forma de realizar esses cruzamentos?

O ideal  é que esses acasalamentos sejam feitos por profissionais que tenham o conhecimento técnico, especialistas em genética.

Adote um amigo

 SÃO FRANCISCO DE ASSIS (ABPA-BA)

ENDEREÇO: por medida de segurança, o endereço do abrigo não é divulgado. Para mais informações entrem em contato pelo direct do @abpabahia oup elo e-mail [email protected]

TELEFONE: todas as informações da Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA) são fornecidas exclusivamente no site https://www.abpabahia.org.br/adotar/ e nas redes sociais.

E-MAIL:  [email protected]  (adoçãocanina); [email protected] (adoção felina) e [email protected] (outros)

Fundada em 1949, a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA), que mantém o Abrigo São Francisco de Assis, foi fundada em 1949. A instituição é mantida por doações. Na pandemia, as adoções estão sendo feitas em duas etapas: primeira entrevista online e, após aprovação, entrevista presencial. As feiras de adoção acontecemaos domingo, das 9h às 13h, na Praça Ana Lúcia Magalhães (final de linha da Pituba).

DOCE LAR 

ENDEREÇO: CIA-Aeroporto

TELEFONE:  (71) 99928-2889/99955-9581

E-MAIL:  [email protected]

Fundada em 2001 por Constança Costa, a Doce Lar tem como objetivo ser moradia digna e agradável para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em Salvador. Na página no Instagram (@docelar10), há animais para adoção

IAA - INSTITUTO AMIGOS DOS ANIMAIS

ENDEREÇO: www.procure1amigo.com.br, www.adotar.com.br e www.acheodono.com

FONE: Não divulgado

ANIMAIS AUMIGOS

ENDEREÇO: não divulgado 

TELEFONE:  (71) (71)4104-0116

E-MAIL:  [email protected]

MaS informações na página da instituição @abrigoanimaisaumigos

Publicações relacionadas