A TARDE é candidato ao Memória do Mundo | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

A TARDE é candidato ao Memória do Mundo

Publicado quarta-feira, 17 de novembro de 2021 às 06:03 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected]
O jornal preferencial dos baianos fundado em 1912 | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE | 13.10.21
O jornal preferencial dos baianos fundado em 1912 | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE | 13.10.21 -

A  TARDE está prestes a tornar-se o único jornal baiano em versão impressa a ser contemplado com o título Memória do Mundo, outorgado pelas Nações Unidas como reconhecimento aos serviços prestados por veículos centenários.

Fundado em 1912, o jornal preferencial dos baianos receberá a distinção, se for aprovado o pedido protocolado em conjunto pela Associação da Imprensa de Pernambuco  (AIP) e  a Associação Portuguesa de Imprensa.

No pleito, foram reconhecidos candidatos 19 jornais impressos com 100 anos ou mais em circulação no Brasil e mais 36 de Portugal, totalizando 55 veículos em vias de tornarem-se os primeiros em língua portuguesa a alcançarem a honrosa outorga.

Entre os jornais mais longevos e de maior alcance, estão além de A TARDE, os coirmãos O Estado de S. Paulo, fundado ainda como A Província de S. Paulo, antes da proclamação da República, o Diário de Pernambuco, fundado em 1825, O Fluminense (1878), Gazeta de Minas, de 1887, o Taquaryense, de 1887, a Gazeta de Alegrete, de 1882, entre outros.

O presidente da AIP, Múcio Aguiar, destaca a importância dos jornais como documentos históricos fundamentais para se estudar e entender a evolução histórica, social e política de cada município, estado, país e do próprio mundo.

Para além da quantidade de anos de relacionamento com gerações de leitores, A TARDE cumpre seu dever de historiador do cotidiano, proporcionando confiabilidade como documento para consulta pela cidadania ou memorialistas. O impresso fortalece, assim, sua importância como fonte de informações, tendo noticiado as duas grandes guerras mundiais, eleições e golpes de Estado no Brasil e os fatos relevantes relacionados ao esporte, à cultura e à economia baianas. 

“Surgiu aquela coisa:

‘Precisamos fazer do

Centrão a base do

governo’. O que a gente

viu é que o governo

virou a base do

Centrão. (...) Não

enfrentam o sistema,

seja por falta de

coragem, convicção”

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, em um evento de conservadores em Santa Catarina

Incentivos fiscais

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-Bahia) anunciou para amanhã, dia 18, às 19 horas, no canal do Youtube do estabelecimento, a transmissão da videoconferência “Incentivos fiscais da Lei de Inovação de Salvador”. Está confirmada a participação de Luis Gaban, diretor da Secretaria de Inovação e Tecnologia do município, na expectativa de responder às questões sobre a proposta da legislação.  Como representantes da Fecomércio, o coordenador da Câmara de Assuntos Tributários, Bruno Branco, e a coordenadora do centro de Inovação, Maria Medeiros. De acordo com Bruno Branco, a lei municipal é atraente porque determina a redução da alíquota de impostos, o ISS cai de 5% para 2% e o IPTU passa a ser cobrado pela metade do valor.

POUCAS & BOAS

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) é uma das organizações e empresas presentes na 3ª edição da e-Agro, feira de inovação e tecnologia para o campo, que começa hoje (17), em Teixeira de Freitas. No evento a associação divulga o Programa Ambiente Florestal Sustentável (Pafs), focado na diversificação de culturas e preservação dos recursos naturais. Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Sebrae/BA a feira prossegue até sábado (20), no Parque de Exposições Timóteo Alves de Brito.

Os três estabelecimentos baianos do Outback Steakhouse participam hoje (17) da 15º Bloomin’Day, campanha que atinge todos os restaurantes da rede norte americana, presente em 23 países. Nesta quarta-feira o valor líquido da comercialização do tradicional prato à base de cebola (Bloomin' Onion ou Bloom Petals), será revertida à Make-A-Wish Brasil, entidade que cuida de crianças com doenças graves. Das nove unidades da franquia existentes no Nordeste, duas estão em Salvador e uma em Lauro de Freitas.

Em Jequié começou ontem (16) a programação voltada para celebrar a consciência negra na cidade, com atividades previstas até o dia 30 de novembro. Entre os eventos, além de exposições e apresentações artístico-culturais, acontece a XVII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira; o IV Encontro de Religiões de Matriz Africana; o IV Fórum de Educação: Leis 10.639/03 e 11.645/08 Gênero e Diversidade sexual; o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, e o III Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas.

Publicações relacionadas