ABI lidera comitê para celebrar Ruy Barbosa | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

ABI lidera comitê para celebrar Ruy Barbosa

Publicado sexta-feira, 01 de outubro de 2021 às 06:01 h | Autor: Da Redação | [email protected]
Instituições estão mobilizadas para reverenciar um dos grandes brasileiros, como jornalista, jurista e político | Foto: Luiz Hermano Abbehuse | ABI
Instituições estão mobilizadas para reverenciar um dos grandes brasileiros, como jornalista, jurista e político | Foto: Luiz Hermano Abbehuse | ABI -

Ainda falta o período de um ano e cinco meses, mas a programação alusiva ao centenário de morte de Ruy Barbosa, dia primeiro de março de 2023, já vem sendo organizada pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), ao evitar o improviso para reverenciar um dos grandes brasileiros, como jornalista, jurista e político.

A articulação envolve o trabalho de mobilizar as secretarias de cultura da prefeitura e do estado, tribunais de contas, câmara municipal e assembleia legislativa, Santa Casa da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Academia de Letras e Associação Comercial.

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, representado pelo desembargador Lidivaldo Reaiche, terá um papel especial nas homenagens, devido à referência de Ruy Barbosa para o Judiciário, tendo seu nome o fórum, onde estão os restos mortais do baiano, cuja imagem é associada às virtudes do conhecimento e da moderação.

– O colegiado formado delegou a coordenação dos trabalhos ao professor Edvaldo Brito, formalmente designado pelo presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr. para representar o Legislativo municipal – informou o presidente da ABI, Ernesto Marques.

O comitê de representantes de cada instituição associada realizou três videoconferências, tendo como resultado prático a visita de gestores públicos do estado e do município, para tratar das condições da Rua Ruy Barbosa, onde funcionaram redações de jornais de Salvador.

Está em pauta a realização de intervenções necessárias, com mudanças no trânsito para oferecer mais conforto e segurança para visitantes e uma ocupação cultural permanente, em forma de feiras de antiguidades, gastronomia e literatura.

“A orientação sexual

não define o caráter, a

cor da pele não define

o caráter. A minha

família não é pior do

que a sua. A mesma

certidão de casamento

que o senhor tem, eu

também tenho”

Fabiano Contarato, senador, ao ocupar momentaneamente a presidência da CPI da Covid ontem, confrontando o empresário bolsonarista Otávio Fakhouri por ter usado ofensa homofóbica contra ele

Aborto Legal em debate

Tema infelizmente ainda pouco discutido no debate público brasileiro, o aborto é pauta de saúde pública e será discutido no “I Seminário Baiano sobre Aborto Legal: visibilidade e fortalecimento dos serviços no estado da Bahia”. O evento acontece nos dias 1º e 2 de outubro de forma virtual, através da plataforma Google Meet. A atividade é aberta ao público, mas para participar é preciso se inscrever através do formulário disponível no link: tinyurl.com/9c7zxwyr.

O Seminário foi construído por uma comissão formada dentro do Fórum Estadual Sobre Aborto, da qual a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) participa juntamente com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Política para Mulheres e a Rede de Humanização do Parto da Bahia.

Mulheres empreendedoras

O empreendedorismo feminino ganhou espaço exclusivo na programação de Salvador da 6ª edição da Semana Sebrae, maior evento de capacitação empresarial e educação executiva da Bahia, que acontece, na capital, de 05 a 08 de outubro. O workshop “Empreendedorismo Feminino: Importância e desafios”, será realizado no dia 08, das 14h às 17h, no Centro de Convenções de Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do evento: emkt.ba.sebrae.com.br/semana-sebrae-salvador.

Mineração celebra recorde

A arrecadação superior a R$ 100 milhões em compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM) e o embarque da maior remessa pela Atlantic Nickel, produtora de níquel em Itagibá, no Sudoeste, mantêm a mineração em destaque na economia baiana.

Os recursos da CFEM são aplicados em educação, saúde, infraestrutura e meio ambiente por parte de municípios nos quais ficam sediadas as empresas mineradoras.

A liderança no território baiano pertence a Jacobina, a Cidade do Ouro, onde a atividade funciona como transmissora de investimentos em áreas necessárias para dar suporte à produção, como aluguel de imóveis, cursos profissionalizantes, vestuário, restaurantes e rede hoteleira.

Os municípios do entorno também se beneficiam dos empreendimentos, quando o escoamento é facilitado.

O recorde da Atlantic Nickel aumenta o clima de otimismo em relação a uma das atividades menos afetadas pelos rigores da pandemia, resultando em carga superior a 11 mil toneladas de concentrado de níquel enviada do porto de Ilhéus, no Sul do estado, para a Europa.

Publicações relacionadas