Artesãos de Palmeiras seguirão no circuito | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Artesãos de Palmeiras seguirão no circuito

Publicado sexta-feira, 07 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected]

A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, justificou ontem a utilização do prédio público, antes ocupado pelos artesãos da comunidade quilombola de Corcovado, pela necessidade de oferecer serviços de ponto de apoio em posição estratégica para divulgação, informação e acolhimento aos turistas e moradores.

Segundo a secretária Andréa Oliveira, no endereço escolhido, estarão mais acessíveis e centralizados os serviços do turismo, a principal atividade econômica da cidade onde o distrito de Caeté-Açu (Vale do Capão) tornou-se destino de alcance nacional atraindo também visitantes do exterior.

Andréa Oliveira tomou conhecimento da nota "Polêmica em Palmeiras", publicada na edição de ontem da seção Tempo Presente, e discordou do conteúdo da nota de repúdio distribuída por integrantes do projeto de desenvolvimento do território Quilombo do Corcovado, em reação à retirada de uma loja de artesãos da comunidade, para instalação da sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

– Não se trata de piada de mau gosto, contrassenso ou outras qualificações negativas, é apenas uma vantagem indevida que foi negada a alguém que sempre atacou a atual gestão da cidade, e esta pessoa está politizando e tentando gerar polêmica em um assunto decidido – disse Andréa, sem revelar o nome do possível opositor. 

Nova sede – Andréa Oliveira informou a transferência da sede da loja de artesanato para edificação mais estruturada, tendo passado recentemente por reforma e situado a aproximadamente 50 metros do prédio alvo da polêmica, "logo não cabe a afirmação de estarem sendo escanteados", como está no texto da nota pública.

“A vacina reduz os casos graves da doença, evitando internações e mortes. É ela que vai garantir a segurança do retorno às aulas. Não cabe a um presidente da República dificultar a vacinação [de crianças]” Marcelo Freixo, deputado federal, rebatendo fala de Bolsonaro contra a vacinação de crianças contra Covid,
 

Museu Tempostal no Pelô

O Museu Tempostal, na rua Gregório de Mattos, Pelourinho, vai promover a reabertura do equipamento cultural, na próxima sexta-feira, com as exposições Olhares Plurais e Salvador de Múltiplos Encantos. A ação será realizada em parceria com o M.E. Ateliê de Fotografia. O espaço voltará a funcionar de terça a sexta, das 10 às 16 horas, e aos sábados, do meio-dia às 16 horas, com entrada condicionada à apresentação do comprovante de imunização contra a Covid-19.

– Utilizamos o tempo de pandemia para trabalhar na requalificação não só do espaço expositivo, mas também firmamos parcerias para levar ao público exposições com conteúdo e discussões de temáticas contemporâneas – explica Aiala Gonçalves, coordenadora do Museu Tempostal. 

POUCAS & BOAS

A segunda apresentação do grupo de Reisado Burrinha de Ouro deste ano movimenta hoje a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, com a participação de mais de 60 homens. Os festejos na cidade começaram ontem e prosseguem até domingo, de acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fabiana Profeta, observando todos os cuidados para evitar a disseminação dos vírus de gripe e Covid. A tradição centenária leva os grupos de Folia de Reis às ruas, acompanhados por bandas, com paradas em locais previamente combinados, onde são servidos bebidas e comidas.  

A atualização do currículo escolar da rede municipal de ensino de Juazeiro teve mais um capítulo desenvolvido ontem com encontro que reuniu a equipe técnica da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) com representantes da empresa que vai auxiliar a elaboração no novo currículo. Além das regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018) serão observadas especificidades da cultura local. O trabalho visa nortear as ações dos professores da rede municipal, nos Segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contemplando também a Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Em Itabuna a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) finalizou ontem  a emissão da segunda via de documentos das pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias de 2021. O trabalho, que atendeu uma média de 100 moradores da cidade, foi realizado em parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), facilitando o acesso dos desabrigados aos benefícios como Aluguel Social e Auxílio Recomeço.

Publicações relacionadas