Exposição revela luta e vida dos vaqueiros | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Exposição revela luta e vida dos vaqueiros

Visitação será de segunda a sexta, no horário entre 9 e 16 horas, com entrada gratuita

Publicado quarta-feira, 29 de junho de 2022 às 00:01 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes
Objetivo é valorizar uma das primeiras atividades a contribuir para fortalecer a economia do país
Objetivo é valorizar uma das primeiras atividades a contribuir para fortalecer a economia do país -

Estará aberta ao público no dia 5 de julho, terça-feira, às 10 horas, a exposição "Imagens dos Vaqueiros da Bahia", no Museu do Recolhimento dos Humildes, na Praça Frei Bento, centro de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo.

A visitação será de segunda a sexta, no horário entre 9 e 16 horas, com entrada gratuita, porém condicionada à apresentação do comprovante de cobertura vacinal completa contra a Covid-19.

A exposição oferece ao visitante uma rara e preciosa oportunidade de conhecer um pouco dos fazeres e saberes de um ofício reconhecido como patrimônio cultural da Bahia. 

O objetivo, além de ampliar o conhecimento das pessoas sobre o trabalho dos vaqueiros, é valorizar esta importante atividade, uma das primeiras a contribuir para fortalecer a economia do país e consolidar o povoamento em áreas de difícil acesso.

– No mugido dos bois, nos estalidos da caatinga e no lirismo mavioso e lamuriento do aboio pelos ínvios caminhos do sertão, é que se fez o território da Bahia. Não a ‘Baía’ apenas de Salvador e seu entorno, mas, verdadeiramente, todo o estado da Bahia – destacou o curador Washington Queiroz, no texto de apresentação, ao enfatizar o papel dos vaqueiros na formação dos primeiros povoamentos do Nordeste.

Quem apreciar as 12 fotografias de Bauer Sá, Elias Mascarenhas e Josué Ribeiro poderá verificar a necessária criatividade para o convívio em meio ao ambiente inóspito da caatinga.

O espaço apresenta ao público um recorte da mostra resultante do projeto Histórias de Vaqueiros: vivências e mitologia, um registro etnográfico com fotografias e manifestações da tradição oral contendo distintas visões de mundo do sertanejo. 

Nova direção do Sinapro

O novo presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro) é André Mascarenhas,  diretor executivo da Agência Artecapital. A empresa, sediada em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, terá seu principal gestor no comando do Sinapro até 2025, um fato inédito, pois todos os presidentes anteriores eram de agências da capital. O tema da campanha, “Sinapro Forte”, sinaliza a disposição da nova diretoria para estratégias visando ampliar a participação do sindicato entre agências associadas, veículos, empresários e anunciantes. A solenidade de posse da nova diretoria está marcada para o dia 7 de julho, às 19 horas, no Bistrot Trapiche Adega, coincidindo o encontro com as comemorações pelos 35 anos do Sinapro.

POUCAS & BOAS

- Moradores da rua Getúlio Vargas, no bairro de Areia, em Candeias, ganharam uma festa de São Pedro com estrutura de palco, som, luz, sanitários e três grupos de forró pé-de-serra como 1º prêmio no 3º concurso cultural ‘Eu trago minha rua no coração’. Promovido pela prefeitura, o certame contou com votação popular através das redes sociais e apontou em segundo e terceiro lugares o Centro/Caruaçu, distrito de Mangabeira e a rua dos Missionários, no Centro da sede, respectivamente. A cidade está em festa desde a semana passada, com destaque para o ‘Arraiá do Aconchego’ entre 23 e 26 de junho. “Foi tudo muito lindo, recebi vários comentários positivos sobre a festa e isso só aumenta nossa responsabilidade sobre esse evento”, disse o prefeito, Pitágoras Ibiapina. 

- Em Madre de Deus terminam hoje os festejos juninos, com evento no bairro Cação. Aberta ontem e dedicada à São Pedro, a festa homenageia o padroeiro do bairro com diversas atrações musicais. Na cidade o ‘São João da Gente’, foi realizado entre 23 e 26 de junho na Área de Lazer, congregou moradores e visitantes com resgate de tradições e valorização dos artistas regionais.

- Termina hoje, em Barreiras, evento que debate o futuro sustentável do Oeste da Bahia, como parte do Projeto Nexus, liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Através do encontro aberto ontem, estão sendo discutidas histórias e experiências para a construção de cenários e implementação de metas de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, em Paris, no ano de 2015. 

Publicações relacionadas