Festival antifascista é confirmado no Capão | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Festival antifascista é confirmado no Capão

Publicado domingo, 17 de outubro de 2021 às 06:00 h | Autor: Tempo Presente
Festival vai ser reaizado de 12 a 14 de novembro, em formato online | Foto: Ulisses Dumas | Divulgação
Festival vai ser reaizado de 12 a 14 de novembro, em formato online | Foto: Ulisses Dumas | Divulgação -

O Festival de Jazz do Capão, em sua nova edição, este ano terá formato online, como forma de manter e ampliar os números de recuo da pandemia, além de alcançar mais público, via internet, com transmissão entre os dias 12 e 14 de novembro, de sexta a domingo, pelo youtube.  

O recurso é viabilizado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além do patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation, com realização da Cambuí Produções.

O escritor famoso mundialmente topou apoiar o festival, tão logo soube do parecer desfavorável para a Lei Rouanet, ao posicionarem-se os pareceristas do órgão, incomodados com a proposta “antifacista e pela democracia” do encontro de jazz, considerando a necessidade de os artistas enfrentarem posições retrógradas de autoridades. 

O veto gerou ampla repercussão na imprensa internacional e redes sociais em repúdio ao parecer da Funarte/Governo Federal, ganhando o festival a solidariedade e apoio de milhares de pessoas e instituições.

A maioria dos shows foi gravada no distrito de Caeté-Açu, denominação oficial do Vale do Capão, um dos locais de maior visitação, localizado no município de Palmeiras, a 440 quilômetros de Salvador.

O festival, gratuito, tem na programação nomes como Isa Cardona, Luciano Menderete, Leonardo Frodo e Çagil Çokan Quarteto, além da Mostra Ufba com Angella Velloso Quarteto; Ivan Sacerdote & Felipe Guedes, entre outros jazzistas.

Também estão confirmados os nomes de Marcelo Galter e Grupo; Salomão Soares & Vanessa Moreno convidam Guegué Medeiros, de São Paulo; e Quartinas, integrado por Lea Freire, Tatiana Parra, Tarita de Souza e Thaís Nicodemo.

... a CPI tem provas de que o governo negligenciou ou simplesmente se recusou a tomar medidas para proteger esses povos, que são mais vulneráveis

“Conhecendo o Agro”

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou o edital para a terceira edição do Concurso Conhecendo o Agro, com a expectativa de participação de professores e alunos de 147 instituições de ensino.  O tema ‘Agro - você faz parte disso!’ procura incluir o cidadão no sucesso produzido pelos negócios agrícolas, setor de maior impacto positivo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O prazo para envio dos trabalhos esgota-se no dia 9 de novembro, sendo os nomes dos vencedores divulgados entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, a depender do volume das inscrições. Criado pela Abapa, em 2019, o Conhecendo o Agro visa aproximar escola e zona rural, por meio de conteúdos e experiências didáticas compartilhadas. 

Consumo consciente

Começa amanhã, a exposição “Consumo Consciente: Reciclando ideias”, promovida pelo Núcleo Socioambiental em parceria com a Assessoria de Ação Social e Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). O evento será realizado até o dia 22 de outubro, na área de serviços do edifício-sede do PJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante o horário de expediente. 

POUCAS & BOAS

Termina hoje no estacionamento subterrâneo do Boulevard Shopping o 7º Encontro de Carros Antigos de Vitória da Conquista. O evento, que começou ontem, reúne cerca de 200 carros em exposição e é organizado pelo Grupo de Carros Antigos e o Conquista Fusca Club, com apoio da Federação Brasileira de Carros Antigos. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. 

O Estação Open de Futevôlei termina hoje em Itajuípe com participação de duplas de diversos municípios da região Sul da Bahia.  A organização do evento, que acontece na praça da Estação, é da diretoria municipal de Esportes em parceria com atletas da cidade.

A XX Semana de Filosofia da Uesc será aberta amanhã com o tema ‘Vida e Morte: o pensamento crítico em tempos de pandemia’. Com programação 100% virtual, o evento prossegue até o dia 22 de outubro e tem como público alvo estudantes, professores e pesquisadores. A organização é do Colegiado de Filosofia (COLFILO) e do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Uesc.

Miriam Hermes e Redação

Publicações relacionadas