Hoje tem tuitaço pela vida dos jornalistas | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Hoje tem tuitaço pela vida dos jornalistas

Publicado terça-feira, 02 de novembro de 2021 às 06:00 h | Autor: Miriam Hermes e Redação
Federação Nacional dos Jornalistas traz dados sobre violência | Foto: Divulgação
Federação Nacional dos Jornalistas traz dados sobre violência | Foto: Divulgação -

Quem desaprova a violência contra jornalistas, entendendo a importância da imprensa como condição para a democracia, tem a oportunidade de participar, hoje, a partir das 10h da manhã, de um tuitaço #pelavidadejornalistas promovido pela organização não-governamental Criar Brasil.

Com a participação de instituições sediadas em países da Europa, a ONG vai lançar também um documentário com histórias de ameaças online ao trabalho de profissionais de comunicação, coletadas em diversos municípios brasileiros, três delas ocorridas em Salvador.

A manifestação em ambiente digital integra o “Dia internacional pelo fim da imunidade dos crimes contra jornalistas", em ampla mobilização pela democracia e pela vida de profissionais de imprensa, coincidindo com um momento tenso, em escala planetária, dada a repercussão da violência praticada contra jornalistas durante a visita de Jair Bolsonaro à Itália.

- Também temos a questão do assédio judicial, com o registro de mais de 5 mil processos contra jornalistas no Brasil, afirma um dos principais coordenadores da mobilização, Fábio Costa, integrante da #Criar Brasil.

Este tipo de estratégia ocorre quando o Poder Judiciário é utilizado para pressionar profissionais, sobre um mesmo fato ou contra uma mesma pessoa, com o objetivo de intimidação e perseguição de defensores dos direitos humanos, ou na abordagem de temas polêmicos como vantagens ilícitas.

De acordo com dados divulgados pela ONG e confirmados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), apenas um em cada dez casos de assassinatos de jornalistas é desvendado, tendo ocorrido um total de 64 homicídios contra profissionais de imprensa desde 1995.

Otimismo para o algodão

A coincidência da volta das chuvas a alguns municípios produtores aumenta o otimismo no primeiro dia de semeadura da próxima safra de algodão, com intenção de plantio de 9% a mais em relação ao total consolidado em 2020/2021, ultrapassando a marca de 266 mil hectares. O trabalho começou por propriedades da região Sudoeste, mas já alcançará a maior região produtora, o Oeste, no dia 11, quando os cotonicultores de Baianópolis e Wanderley começam a semear, com previsão de conclusão desta primeira etapa para o dia 10 de fevereiro. As informações são da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), considerando a análise qualitativa de variáveis relacionadas ao mercado consumidor e a influência do setor de insumos.

UPB no Congresso

Gestores públicos de todo o País participarão nos próximos dias 09 e 10 de uma grande mobilização em Brasília. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, ressalta que os prefeitos tentarão sensibilizar pela aprovação de matérias urgentes que tramitam no Congresso, e têm impacto na administração local.

Segundo Zé Cocá, a participação dos gestores da Bahia será em grande número.

- Necessitamos da aprovação de matérias que beneficiam diretamente os municípios mais pobres do Norte e Nordeste, como é o caso do parcelamento da dívida da previdência em 240 meses", explica o gestor.

POUCAS & BOAS

O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está ultimando os preparativos para o VII Seminário Corpo, Moda e Performance cuja primeira etapa começa amanhã, com a conferência de abertura às 14h, com o professor de Sociologia da Universidade de Paris V – Sorbonne, Michel Maffesoli, considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidade. Com oito encontros, o seminário termina dia 11 de novembro com o lançamento do livro “Censura no Brasil Republicano”.

Em Barreiras, no extremo oeste do estado, a mais de 860 quilômetros da capital, é aguardado para hoje (02) grande movimento nos três cemitérios da cidade para a homenagem aos entes queridos. Na cidade diversas missas vão marcar a data em todas as paróquias, com destaque para a catedral de São João Batista, com celebrações às 8h e às 19h30.

Publicações relacionadas