Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Thursday, 02 de December de 2021 às 6:02 h | Autor:

Imbróglio em Trancoso

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Uma disputa judicial ameaça complicar a inauguração do Hotel Fasano Trancoso, no sul da Bahia. Controlado por um fundo de investimentos, o empreendimento tem a maior parte dos seus investidores formada por regimes de previdência de servidores públicos (RPPS). Os fundos contestam juridicamente a participação do então gestor do fundo, Igor Elias, alegando com base em auditorias que ele não teria investido nenhum recurso e teria mais de 40% do projeto em uma offshore, a Ciderwood. Elias foi indiciado pela Polícia Federal em inquérito que investiga a fraude e desvio de mais R$ 60 milhões dos RPPS de Campos (RJ) e Mossoró (RN). O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou ação em que ele exigia anulação das assembleias do fundo que trocaram os conselheiros e os afastaram das empresas, reforçando o juiz, na decisão, que a participação detida pela Cedarwood e Elias é irregular. Nesse compasso, tudo indica que o empreendimento poderá ser inaugurado sob nova administração em dezembro.

Portal Compre das Mina ajuda negócios

Já está disponível para aquisição de produtos e serviços oferecidos exclusivamente por mulheres empreendedoras, o Portal Compre das Mina, uma plataforma dotada de catálogo digital com itens voltados para projetos individuais e coletivos, formais ou informais.

Lançado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, como parte da mobilização pelos 21 dias de ativismo no combate à violência de gênero, o endereço teve como evento inaugural uma palestra de Karine Oliveira, fundadora da organização de alcance internacional Wakanda Educação Empreendedora e Forbes Under 30.

Além de fomentar o comércio, visando fortalecer as mulheres em todos os âmbitos possíveis, o portal tem uma parte dedicada à formação da empreendedora, considerando as lacunas de capacitação, com opções de cursos disponíveis gratuitamente para todas as interessadas, mediante a parceria com diversas instituições.

- A autonomia econômica é decisiva no enfrentamento da violência doméstica e familiar, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

De acordo com Julieta Palmeira, o Portal Compre das Mina surgiu da necessidade de apoiar mulheres, especialmente as chefas de família, cuja atribuição de sustentar sozinhas seus lares têm na comercialização de seus produtos e serviços a principal ou única fonte de renda, tornando-se ainda mais vulneráveis devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Para cadastrar um empreendimento, sem precisar pagar nenhuma taxa, basta a mulher acessar compredasmina.ba.gov.br e preencher o formulário com os dados de identificação, sem qualquer burocracia para começar o trabalho visando à conquista de clientela.

“A primeira reação foi

dar glórias a Deus por

essa vitória. É um passo

para um homem, mas

na história dos

evangélicos do Brasil é

um salto. Um passo para

o homem, um

salto para os

evangélicos”

André Mendonça, ex-ministro e ex-advogado-geral da União, após sua aprovação à vaga de ministro no STF

Mineração em debate

A logística de transporte na Bahia, bem como as dificuldades enfrentadas pelo setor estarão em debate este mês por iniciativa da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Entre as iniciativas já confirmadas, está uma palestra do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Pedro Paulo Dias Mesquita, ao abordar “as perspectivas do investimento no setor de mineração brasileiro”. Embora programada para o dia 10 de dezembro, às 10 horas, no auditório da CBPM, no Centro Administrativo, o anúncio da presença da autoridade federal já mobiliza empresários e gestores públicos, em razão do debate sobre mudanças no Plano Nacional de Mineração e no código mineral em tramitação no Congresso.

POUCAS & BOAS

A gestão compartilhada da Estação de Psicultura de Jequié conta, desde ontem, com a participação da administração loval através de termo de cooperação técnica assinada com a Bahia Pesca S/A, empresa vinculada à Seagri. A meta é dinamizar a produção e atingir 20 milhões de alevinos, principalmente de tilápia, até o final de 2022.

A segunda edição do livro ‘Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física’ foi lançado ontem com a participação da autora Ivy Guedes, professora da Uefs. Entre os convidados, as professoras Carol Nobrega e Paula Tavares Monteiro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco