Metrô mira atender melhor à mulher | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Metrô mira atender melhor à mulher

Publicado terça-feira, 19 de outubro de 2021 às 06:03 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected]
A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia começou na segunda-feira, 18 | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 14.5.2021
A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia começou na segunda-feira, 18 | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 14.5.2021 -

A equipe de 639 colaboradores do sistema metroviário de Salvador serão capacitados em gênero com o objetivo de favorecer o atendimento às mulheres, bem como protegê-las de qualquer ameaça de violência.

A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia começou ontem a primeira oficina de capacitação em gênero com 38 novos agentes de atendimento e segurança, formada por 30 trabalhadoras e oito servidores da concessionária operando nas linhas de Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

O pessoal treinado terá condições de identificar as diferenças relacionadas a gênero, contribuindo, portanto, para práticas favoráveis ao melhor convívio, incluindo agentes de atendimento de estação, supervisores e operadores de trem, entre outros profissionais.

- É importante que saibam como acolher uma mulher em situação de violência, saibam o que fazer. Estamos todos juntos e juntas no respeito as mina”, disse a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Julieta Palmeira, ao referir-se às metroviárias e metroviários, em alusão à Campanha Respeita as Mina.

A direção da concessionária deu apoio incondicional ao projeto, tão logo soube da iniciativa, considerando fundamental o combate ao assédio e violência contra a mulher, ao denunciar ações oportunistas por parte de homens distribuídos nos diversos vagões em cada viagem.

A capacitação é direcionada, nesta turma de estreia, a uma proporção de oito mulheres para cada dois homens, sinalizando também uma maior busca de oferta para postos de trabalho ocupados pelo sexo feminino, levando em conta a estratégia de justiça reparadora a fim de aumentar o número de colaboradoras da empresa.

“Não são só números.

São pessoas, são vidas,

são sonhos, são

histórias que foram

encerradas por

negligências (...) O

sangue dessas mais de

600 mil vítimas escorre

das mãos de cada um

que subestimou o vírus”

Katia Shirlene, familiar de vítima da Covid, em depoimento à CPI que investiga a gestão da pandemia

Inovação na gestão

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) está investindo no tema Gestão de Metodologias Ágeis como forma de lidar com o novo cenário impulsionado pela transformação digital.

O modelo de administração será o tema do próximo encontro da série Diálogos Industriais, programado para hoje, às 18 horas, a fim de contribuir para transformar a cultura de trabalho das equipes no ambiente interno das empresas.

Para conduzir os trabalhos, está confirmado o nome do mestre em comportamento do consumidor e especialista em marketing de serviços, Alexander Greif, em encontro aberto a jovens empresários da indústria baiana, bastando confirmar inscrição pelo telefone 71 3879 1743.

Ofício da baiana em debate

Neste mês de outubro, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove mais uma edição do projeto "Patrimônio É...", com o tema: "No tabuleiro da baiana tem... Patrimônio". O evento acontece hoje às 18h30, e a transmissão é realizada através do canal da FGM no YouTube. Para debater o tema, foram convidados a presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), Rita dos Santos, o produtor cultural e mestre em Cultura e Sociedade Vagner Rocha, a coordenadora do Projeto Baianambiental, a professora Angela Machado Rocha, e o cineasta e mestre em gestão social Pola Ribeiro.

POUCAS & BOAS

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) foi aberta ontem com o tema ‘A biblioteca celebra o cuidado: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar da sociedade’ com organização do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Sisbi/Uefs). O evento que prossegue até o dia 22 de outubro, terá o lançamento do livro Cordel da Caixa D'água, de Uyatã Rayra, contação de histórias, palestras e apresentações culturais, como da Orquestra Filarmônica 25 de Março. Este ano com homenagens ao educador Paulo Freire, a programação será transmitida pelo portal do Sisbi/Uesf.

Em Vitória da Conquista a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) começa hoje uma ação educativa sobre o uso das vagas na zona azul destinadas às pessoas com necessidades especiais. A programação começa na praça Barão do Rio Branco e prossegue até o dia 21 de outubro.

Publicações relacionadas