Museu ajuda Apae em atividade artística | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Museu ajuda Apae em atividade artística

Publicado sábado, 09 de outubro de 2021 às 06:04 h | Autor: Miriam Hermes e Redação |

O Museu Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes, situado em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, promoveu a primeira atividade presencial depois da pandemia, com a presença de uma turma de alunos da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).

A oficina de arte foi ministrada pela coordenadora do museu, artista plástica e jornalista Paola Publio, com o objetivo de ajudar a fortalecer a estima e a sociabilidade entre os jovens visitantes.

Segundo Paola, “compreendendo a importância de pertencimento” é que serão oferecidas ações e práticas dispostas pela educação patrimonial, tendo como seu principal objetivo a integração da comunidade ao museu.

Ainda segundo a coordenadora do museu, Paola Publio, o “sentido da vida é encontrar o seu dom”, citando Pablo Picasso, além de seguir como referência as orientações do mestre artista plástico Edison da Luz.

– Essa oficina reacendeu a alegria deles, que nesse momento de pandemia não estão tendo o contato com a instituição e com os colegas, agradeceu, ao final do encontro, a diretora da Apae em Santo Amaro, Jessica Amorim.

Programação – A programação de novos encontros, com esta proposta de inclusão e compartilhamento de emoções curativas, como a alegria e a confiança, pode ajudar novas turmas, entre os 183 assistidos pela Apae.

Administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o Museu Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes, é uma das preciosidades do tesouro protegido por lei federal no Recôncavo da Bahia.

“Dizer que o PT é

contra o impeachment

é de uma insanidade..

A pessoa que fala que

o PT é contra poderia

perguntar por que o

Lira não coloca em

votação [o

impeachment

de Bolsonaro]”

Lula, ex-presidente, sobre acusações de que o Partido dos Trabalhadores não seria favorável ao impeachment

Animais ameaçados

O salvamento improvisado, movido por boa vontade, de sariguês, iguanas e camaleões, entre outros animais silvestres, por parte de moradores de áreas residenciais próximas a desmatamentos, aumenta nesta primavera, quando a procriação torna-se mais frequente. As constantes agressões à natureza, junto à redução das estratégias de prevenção dos fiscais de órgãos do meio ambiente, favorecem a impunidade, nos casos de crime ambiental, conforme relatam servidores.

– Com o aumento da utilização da motosserra e o envenenamento de árvores, curiosamente de frutas e folhas vermelhas, incluindo remanescentes da Mata Atlântica, os animais ficam sem seu habitat – disse um dos servidores, pedindo para manter a identidade em sigilo.

Competição de robótica

Nove equipes baianas participam da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro. Entre elas, sete são da Escola SESI dos municípios do estado. As equipes baianas participam das disputas no 6º ao 8º ano do ensino fundamental e no 9º ano, do ensino médio e técnico.

POUCAS & BOAS

Terminou ontem a 5ª Reunião do Colégio de Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), que reuniu cerca de 150 pessoas em Salvador desde o dia 6 de outubro. Participaram os presidentes dos 27 Creas do Brasil, além de conselheiros federais, diretoria da Mútua, assessores e demais funcionários do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em Luís Eduardo Magalhães a programação pelo dia das crianças tem hoje o espetáculo musical ‘Moana; um mar de aventuras’, a partir das 19h, no espaço da Gruta. Com limite para mil pessoas, O acesso será por ordem de chegada. A promoção é das secretarias de Governo, Saúde, Cultura e Turismo em parceria com a Class Escola de Dança.

O projeto de Educação Ambiental ‘Vida Cerrado: Alimento e Cura’ foi apresentado ontem para a comunidade escolar em evento virtual promovido pela secretaria de Educação de São Desidério. Com a participação do professor da UFOB, Valney Rigonato e do membro da Comissão do Projeto Geoparque de São Desidério, Georghinton Diego, o evento detalhou as nuances da iniciativa, que fomenta o conhecimento sobre o Cerrado.

Publicações relacionadas