Pelourinho festeja ativismo feminino | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Pelourinho festeja ativismo feminino

Publicado terça-feira, 23 de novembro de 2021 às 06:01 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected]
O ato reunirá mulheres percussionistas | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 18.9.2019
O ato reunirá mulheres percussionistas | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 18.9.2019 -

Mulheres de oito grupos de percussão de Salvador participam hoje, às 17h, no Largo do Pelourinho, da mobilização “No Batuque do Tambor”, marcando a abertura dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A ação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia vai reunir instrumentistas da Banda Didá, A Mulherada, Filhas de Gandhy, Maracatu Ventos de Ouro, Meninos da Rocinha, Movimento Percussivo, Suingue do Pelô e Tambores e Cores.

Os 21 dias de ativismo se constituem numa mobilização mundial, criada pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção das populações para a necessidade de combater a violência de gênero.

Tem também a iniciativa o objetivo de chamar a atenção da cidadania brasileira para a importância de garantir os direitos das mulheres a fim de interromper a escalada de feminicídios.

– Governos e sociedade precisam estar unidos nessa luta, levantando a voz contra o machismo – disse a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira.

As bandas escolhidas para protagonizar o encontro musical e político já vêm obtendo visibilidade suficiente com seus trabalhos no sentido de alertar para a luta por equidade entre os gêneros.

Em razão dos cuidados com a ameaça de novas variantes de coronavírus, apesar do avanço da imunização, serão recomendados o uso de máscaras e a necessária dispersão para quem quiser participar da mobilização.

Somente até setembro deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Bahia já havia registrado 65 feminicídios. O número representa pequena redução de 13% frente ao mesmo período de 2020.

“Qual era a intenção

da Lava Jato? Combater

a corrupção ou usar

a operação como

trampolim político

[para os membros da

força-tarefa]? Todas

as perguntas vão

ser respondidas

na eleição”

Arthur lira, presidente da Câmara, sobre a Lava Jato, em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo

‘Diálogos Atlânticos’

Termina quinta-feira às 18 horas a primeira etapa do projeto Diálogos Atlânticos, uma série de teledebates sobre grandes obras da literatura de língua portuguesa. O encerramento terá como tema “Uma viagem à Índia”, do angolano Gonçalo M. Tavares. Parceria do Gabinete Português de Leitura da Bahia com o jornal Sinal Aberto, no endereço sinalaberto.pt, Diálogos Atlânticos terá transmissão ao vivo pelo Youtube. Estão confirmados os nomes dos professores Sandro Ornellas, da Ufba, como provocador; e Osvaldo Silvestre, da Universidade de Coimbra, moderador. Entre os convidados, estão o escritor Reginaldo Pujol Filho e Raquel Gonçalves, doutoranda da Universidade de Coimbra, em fase de texto final de uma tese sobre Gonçalo M. Tavares.

Cotas na cultura

A Fundação Gregório de Mattos promove amanhã às 18h, o debate “Atendimento à Diversidade Cultural dos Territórios de Salvador nos Editais da Lei Aldir Blanc”, traçando a importância de cotas aos produtores culturais da cidade. A ação faz parte do Programa de Combate ao Racismo Estrutural (PCRI) e será transmitida no canal da FGM no Youtube.

POUCAS & BOAS

‘Corpo-matéria: criação artística e ensino de arte’, projeto de extensão da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), reúne hoje o professor de teatro e artista visual Dominique Faislon e o mascareiro e agente cultural Limiro do Santo Antônio. O evento se inicia às 19h e debaterá expressões artístico culturais que resistem na região oeste, como o Reisado de Lapinha, de Correntina e a festa da Caretagem, de Canápolis.

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) e um salão do Júri na Comarca de Central serão inaugurados hoje com solenidade no Fórum Desembargador Manoel Pereira a partir das 10h. Às 15h o Judiciário instala a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Irecê. Ainda durante esta semana as comarcas de Barra do Mendes, Serrinha e Conceição do Coité receberão Cejusc e varas criminais, respectivamente.

Em Itabuna serão abertas hoje as comemorações pelos 34 anos da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, com atendimentos na área da saúde no bairro Fonseca. Com 450 alunos e 70 profissionais a instituição mantém cinco espaços na cidade.

Publicações relacionadas