Pesquisadores em saúde batem metas
Os pesquisadores em saúde da Bahia vêm batendo todas as metas como resultado de sua produção científica. O alcance dos trabalhos no exterior evidencia a qualidade dos trabalhos divulgados ontem em relação ao período até 2018 – já que o ano letivo 2019 está em andamento.
O projeto Análise de Políticas Públicas para o Brasil, desenvolvido por 10 instituições, entre as quais o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia, alcançou a meta de 26 teses de doutorado e 34 dissertações de mestrado.
O número expressivo somente pôde ser conseguido com a participação de 48 doutores, 40 mestres, 33 especialistas, além de 48 alunos de graduação e 46 bolsistas vinculados ao projeto.
O resultado é a melhor formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e educação superior, além do aumento da divulgação da produção científica brasileira.
Projeto – O projeto, fundado em 2014, já obteve o reconhecimento da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), além do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A produção científica do projeto, coordenado pelo professor doutor Jairnilson Paim, inclui 149 artigos publicados em periódicos indexados e a edição de quatro números especiais de revistas, como Ciência & Saúde Coletiva, Saúde em Debate e Divulgação para Saúde em Debate.
Foi publicado também o e-book Glossário Análise Política em Saúde, que reúne um conjunto de termos, noções e conceitos que vêm sendo utilizados nas áreas de política, planejamento, gestão e avaliação de sistemas e serviços de saúde.
Sei que tem muita gente mais competente do que eu, mais preparada que eu, sei disso. Mas daqueles 13 candidatos [na última eleição presidencial], você tinha que escolher alguém
Vistoria adiada
Ficou para outra data, ainda a ser definida, para depois de segunda-feira, a vistoria dos 1.200 mototaxistas credenciados na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), da prefeitura de Salvador.
A prefeitura havia marcado a próxima segunda-feira como o dia determinado para atender os mototaxistas a fim de conferir itens de segurança, conforto, higiene, funcionamento e programação visual, conforme estabelecido pela legislação em vigor.
A vistoria técnica será realizada, em data futura a ser designada pela Semob, mediante pagamento de um boleto, a título de taxa para realização do trabalho, que está previsto pelo Decreto Municipal 28.278/2017, determinando a avaliação do veículo.
Cachaça fortalece mercado
O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) brindou o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia como forma de expansão do mercado do produto nacional que movimentou US$ 7,8 milhões em 2018 em exportação.
Um dos recentes movimentos do setor foi o lançamento do Manifesto da Cachaça, que tem entre seus objetivos a ampliação dos esforços de promoção da cachaça como produto exclusivo e genuinamente brasileiro, a reavaliação da carga tributária e o combate à clandestinidade e à informalidade.
Na Bahia, o valor estimado chega a 20% do total produzido nacionalmente, ou cerca de R$ 1,4 bilhão. Na rota da bebida, que tem como capital a cidade de Abaíra, na Chapada Diamantina, entrou este ano o município de Itarantim, no sudoeste do estado.