Prioridade à moradia é tema de oficina | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Prioridade à moradia é tema de oficina

Publicado domingo, 07 de novembro de 2021 às 06:00 h | Autor: Miriam Hermes e Redação
Centro Espírita Cidade da Luz também vêm participando dO mutirãO
Centro Espírita Cidade da Luz também vêm participando dO mutirãO -

Uma oficina virtual sobre gestão e execução de projetos de moradia, utilizando-se como método a análise de diálogos sobre elaboração de experiências de implantação, será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, com a participação de representantes de órgãos públicos envolvidos com a busca de soluções para as pessoas em situação de rua.

A iniciativa do projeto Housing First é do Programa da União Europeia Eurosocial, contando com o apoio da Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos.

A oficina será destinada principalmente aos técnicos e gestores de órgãos públicos e organizações da sociedade civil para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração, implantação e execução do modelo Housing First, considerado prioridade.

Em Salvador, o Núcleo Pop Rua da Defensoria Pública do Estado vem se destacando, com o objetivo de discutir os direitos sociais para a população de rua, além do engajamento de servidores e o incentivo a voluntários no atendimento direto às demandas da cidadania.

Segundo a defensora pública Fabiana Almeida Miranda, líder do grupo POP Rua, denominação abreviada do Grupo de Pesquisa População de Rua e Direitos Humanos, os efeitos da pandemia têm agravado a situação difícil de sobrevivência das pessoas sem moradia.

Entidades como o Centro Espírita Cidade da Luz também vêm participando deste mutirão para apoiar os cidadãos em provisório contexto de exclusão, com a oferta de serviços de higiene, por meio do projeto Busão da Solidariedade, um ônibus dotado de equipamentos para banhos e corte de cabelo voltado para a população de rua.

“Não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados”

Grupo de 21 cientistas, em carta aberta, renunciando à condecoração em solidariedade a dois colegas – um deles apontou ineficácia da cloroquina – que, após indicados, tiveram os nomes retirados pelo governo

Sariguês em risco

A presença maior de sariguês vem chamando a atenção dos moradores de condomínios situados acima e abaixo da Ladeira do Saboeiro. Esta época de reprodução costuma ampliar a presença dos animais em locais como contêineres de lixo ou refugiados em carrocerias de caminhões e caçambas, mas este ano, provavelmente devido à velocidade do desmatamento nesta região da cidade, vem crescendo a população da espécie expulsa de seu ambiente natural. A atitude cidadã correta é entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo Especial de Proteção Ambiental para proceder o resgate do animal silvestre, sem tentar sua captura por iniciativa própria, pois é preciso conhecer a técnica, sem assustá-lo, para evitar ferimentos.

Revolta dos Búzios

A Câmara de Salvador realiza amanhã a sessão especial “8 de Novembro – Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios”. A data marca o dia da morte dos heróis da revolução social na capital baiana, a primeira ocorrida no país com foco na abolição da escravatura, liberdade e justiça social. O evento será transmitido pela TV Cam (Canal 12.3) às 10h.

POUCAS & BOAS

Os 65 anos de criação do Clube da Associação Barreirense de Cultura e Desportos (ABCD) começam a ser comemorados hoje, com o Samba do Quintal a partir das 17h. A animação estará por conta de Bosco Fernandes e Kidueto. De acordo com o presidente do ABCD, Mário Sérgio, os protocolos sanitários serão observados para evitar a disseminação da Covid-19.

Em Guanambi a Exposição Janelas da Arte reúne o trabalho de mais de 20 artistas da região Sudoeste, com diferentes formas de expressão como artes plásticas, desenhos, fotografias e esculturas. Com visitação gratuita até o dia 30 de novembro, projeto de Valdeci Primo fez parte do Edital Prêmio Nice Amaral, e foi concretizado com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria local de Cultura, Esporte e Lazer.

Alunos da rede municipal da sede de Juazeiro voltam às aulas presenciais a partir de amanhã, de forma híbrida e com lotação máxima de 50%. No mesmo sistema, a partir do dia 22 de novembro terão início as aulas na zona rural. O calendário foi validado pela Comissão Municipal para Articulação e Organização do Retorno às Aulas Presenciais.

Miriam Hermes e Redação

Publicações relacionadas