Sebrae anuncia ajuda a atingidos pela chuva | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Sebrae anuncia ajuda a atingidos pela chuva

Publicado quinta-feira, 06 de janeiro de 2022 às 06:01 h | Autor: Da Redação | [email protected]

O Sebrae Bahia anunciou uma série de ações para apoiar empreendedores das regiões onde os temporais afetaram mais de 700 mil pessoas, além de interromper e prejudicar o andamento dos negócios.

O plano consiste em utilizar a estrutura das unidades da instituição distribuídas nas cidades mais importantes de cada região, proporcionando às equipes de trabalho a oportunidade de tomar contato com as dificuldades dos micro e pequenos empresários, muitos dos quais perderam equipamentos, estoques e insumos.

Entre os municípios a serem socorridos, estão Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro, três dos mais importantes do Extremo Sul, região turística habitualmente movimentada nesta época devido ao fluxo intenso na chamada Costa do Descobrimento.

Já na região Sul, o trabalho vai se concentrar em Ilhéus e Itabuna, tão logo o trabalho de apoio e reconstrução de edificações torne possível a participação maior na elaboração de projetos de recuperação, considerando a relevância de viabilizar condições de apoiar empreendimentos a fim de reduzir os prejuízos da economia.

Assim como ocorre em outras regiões, o Baixo Sul registra prejuízos materiais, além de óbitos e feridos, como em Santo Antônio de Jesus, um dos 153 municípios em situação de emergência, tendo estabelecimentos comerciais de micro e pequeno portes sofrido com os efeitos das cheias.

Já no Sudoeste, os estabelecimentos comerciais de Vitória da Conquista e Jequié, onde o Sebrae dispõe de unidades, contará com apoio para quem ficou prejudicado. Está prevista a oferta de ferramentas, além de consultorias gratuitas visando encontrar soluções, a fim de viabilizar a reabertura dos negócios.

Efeito político? Eu não queria estar aqui. Estava previsto na terça-feira retornar a Brasília. [...] Estou me vitimizando? Está de brincadeira comigo. Dr. Macedo tem sua honra e eu a minha. Temos muito a zelar Jair Bolsonaro, presidente, ao ser indagado sobre um suposto uso político de seus problemas de saúde,
 

Doação de sangue urgente

O Banco de Sangue de Salvador está convocando doadores dos tipos RH negativo para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques se encontram em estado crítico. O tipo O negativo é o que está mais em falta, pois é considerado universal e, portanto, em casos de extrema urgência, é o que é utilizado pelos hospitais. A instituição informa que esse é um período em que há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois, com as férias, as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. O Banco de Sangue de Salvador Unidade São Rafael atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, e na Unidade Aliança, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Desconto nas dívidas no BNB

Mais de 153 mil clientes do Banco do Nordeste na Bahia podem receber descontos de até 95% para liquidação à vista de dívidas, envolvendo a dispensa de mora e multa e quaisquer outros encargos de inadimplemento. A campanha de renegociação segue até dia 29 de janeiro beneficiando produtores rurais, industriais, comerciais e de serviços, de quaisquer portes. Ao todo, o Banco do Nordeste está beneficiando 975 mil clientes em toda sua área de atuação. 

Polêmica em Palmeiras

A recém-criada secretaria de Turismo e Cultura virou objeto de polêmica no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, porque o prefeito Ricardo Guimarães (PSD) resolveu implantar o órgão em um espaço onde há oito anos funciona a loja de artesanato da Comunidade Quilombola de Corcovado, a ser transferida para um espaço de menor visibilidade. 

A decisão gerou uma nota de repúdio assinada pelo Projeto de Desenvolvimento do Território Quilombo de Corcovado, ao acusar o prefeito de “trair suas próprias palavras”, pois teria garantido apoio em vez de transferir a sede dos artesãos, deixando uma sensação de desconfiança, pela súbita mudança de rumo.

– A remoção do artesanato do Corcovado vai na direção oposta a uma promessa que ele fez no início deste ano, de enviar um projeto de lei de autoria do Executivo para a Câmara Municipal no sentido de regularizar a cessão do imóvel – reclamam os signatários do documento.

Para os integrantes do projeto, “é um paradoxo, um contrassenso, uma piada de mau gosto que para abrir as suas portas, a secretaria de cultura tenha de jogar pra escanteio os poucos que ainda resistem produzindo cultura no município”. 

Publicações relacionadas