Ufba incentiva vacina antes da volta às aulas | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Ufba incentiva vacina antes da volta às aulas

Publicado domingo, 16 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: Da Redação, com colaboração de Miriam Hermes (barreiras) | [email protected]

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) avançou no projeto de retomada das atividades presenciais, ao distribuir com integrantes da comunidade acadêmica, anexado a mensagem de e-mail, um formulário específico para preenchimento de dados relacionados ao controle da cobertura vacional. A elaboração dos itens a serem preenchidos ficou a cargo da Administração Central, bem como todo o serviço de acompanhamento e identificação de possíveis dúvidas, a partir das respostas coletadas, conforme deliberação dos participantes do Conselho Universitário.

Os estudantes, servidores e professores vêm sendo incentivados a aderir às melhores orientações sanitárias, razão pela qual o preenchimento e devolução dos formulários de controle teriam função de orientar os responsáveis pelos diversos setores para decisões específicas relacionadas à proteção contra a Covid-19. A cobertura vacinal completa é tida como condição necessária para a participação plena nas atividades acadêmicas, fortalecendo o compromisso  "com a vida e a ciência".

Entendendo a “vacinação como ação coletiva de solidariedade”, o objetivo dos responsáveis pela tarefa é o de prevenir e ampliar a segurança, na volta às aulas presenciais, embora o cenário incerto de avanço da ômicron, junto à incidência  de Influenza tipo H3N2 possa reverter a decisão, na opinião dos discentes mais céticos.

Plano aprovado – Apesar da ameaça de possibilidade de um número de infectados suficiente para levar a colapso a rede pública de saúde, nesta segunda quinzena de janeiro e durante o mês de fevereiro, o plano aprovado pelo Conselho Universitário prevê a volta às aulas presenciais no dia 9 de março em todos os campi da Ufba. 

Nós tivemos uma quebra expressiva no número de óbitos (em decorrência da Covid-19), e isso se deve à força do Sistema Único de Saúde Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, ao participar, ontem, de um ato de vacinação e testagem para a Covid-19, em João Pessoa (PB),
 

SAC Móvel no Extremo Sul

Para dar continuidade à atenção dispensada às famílias atingidas pelas fortes chuvas, o SAC Móvel prorrogou até a próxima quinta-feira (20) o atendimento em cidades do Extremo Sul da Bahia. As carretas chegaram em Dário Meira, Itambé e Ubaíra no início do ano e vão permanecer nos três municípios oferecendo serviços de emissão de RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento está sendo 100% gratuito, incluindo a carteira de identidade.  

O SAC Móvel chegou à região no dia 17 de dezembro, quando atendeu moradores de Itamaraju, Medeiros Neto e Prado, até 30/12, seguindo depois para os municípios atuais. No total, o serviço já contabilizou mais de seis mil atendimentos na região.   

Avanço mineral

Quem sabe comunicar-se com excelência tem maiores probabilidades de sucesso nos negócios, a julgar pelos resultados apresentados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, ao ampliar em 37% o número de citações em conteúdos positivos na imprensa, quando a pauta é a mineração em território baiano.

– O nosso maior desafio é fazer as pessoas entenderem que não dá para viver sem a mineração. A mineração está dos óculos no seu rosto até a cadeira onde você está sentado, passando pelo carro, pelo avião, pelas construções e até mesmo no agronegócio. Enfim, a mineração está literalmente em todos os momentos da sua vida – afirma o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

A presença da mineração nos veículos de comunicação repercutiu inovações tecnológicas, projetos sociais, compromissos ambientais, além de dar voz às necessidades do setor, como a luta por uma logística de escoamento apropriada, envolvendo um modal ferroviário compatível com o crescimento da atividade.

POUCAS & BOAS

Com inscrições gratuitas, o curso de Programação para Aplicações WEB com Javascript e SQL terá início amanhã. O curso de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é virtual e prossegue até o dia 4 de fevereiro.

A 4ª edição da Expo Paraguaçu foi anunciada pelo prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, e deve movimentar o Parque da Cidade de 24 a 27 de março. O evento não acontece há dois anos por causa da pandemia.

Publicações relacionadas