Ufba lidera produção no debate em filosofia | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Ufba lidera produção no debate em filosofia

Publicado domingo, 24 de outubro de 2021 às 06:00 h | Autor: Miriam Hermes e Redação
Universidade Federal da Bahia é destaque em filosofia | Foto: Divulgação
Universidade Federal da Bahia é destaque em filosofia | Foto: Divulgação -

“Indivíduo abstrato: subjetividade e estranhamento em Marx”, de autoria do professor Vinícius dos Santos, lançado pela editora Paco, deu sequência neste mês a série de trabalhos capaz de fazer do curso de filosofia da Universidade Federal da Bahia um dos mais produtivos atualmente entre as instituições de ensino e pesquisa brasileiros.

A publicação destaca a discussão entre liberdade e economia na teoria neoliberal, a individualidade e a fragmentação social, além de atualizar as questões sobre estranhamento e abstração, conceitos centrais na obra de Marx, em uma releitura capaz de reativar na contemporaneidade as contribuições do autor de O Capital.

Antes do lançamento do livro de professor Vinicius dos Santos, o Pavilhão Raul Seixas da faculdade sediada na Estrada de São Lázaro já havia produzido somente este ano três publicações de relevância para a academia nacional, alcançando a condição de finalista do Prêmio Abeu 2021, o mais importante do país na categoria Ciências Humanas.

O trabalho classificado foi o livro “Por que a filosofia interessa à democracia”, organizado pelo professor Waldomiro José da Silva Filho, com a contribuição de pesquisadores da universidade, na intenção de promover o debate sobre a importância de defender os valores e princípios democráticos em um contexto adverso devido aos recuos verificados nos últimos três anos.

Pelo ineditismo, no entanto, o livro “Filósofas” vem disputando espaço entre os mais lidos e vendidos, pois trata-se de uma coletânea de 500 páginas sobre o trabalho de pensadoras, cujo desconhecimento, até esta publicação pelas professoras Juliana Aggio e Gislene Vale, é atribuído ao controle de gênero por parte dos homens em relação à produção filosófica.

CBPM concorre a Prêmio

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) se classificou para a fase final da categoria Pesquisa e Prospecção Mineral, em um dos certames mais importantes do País para a atividade econômica. Promovido pela Revista Brasil Mineral, o Prêmio denominado “Empresas do Ano do Setor Mineral” tem votação aberta ao público pelo site www.empresasdoano.com.br, como forma de ampliar a participação da cidadania na escolha das referências entre os gestores de um setor de maior desenvolvimento, apesar da pandemia. A justificativa pela presença da Bahia na competição de excelência é a descoberta de novas jazidas, geração de empreendimentos e, principalmente, o serviço de comunicação capaz de fazer chegar à sociedade as boas notícias sobre o setor.

POUCAS & BOAS

Os 124 anos de emancipação política de Jequié serão festejados amanhã, mas as comemorações tiveram início dia 20 e prosseguem até o dia 30 de outubro, com vasta programação cultural e esportiva. Hoje tem Feira de Artesanato, Torneio de Pesca Esportiva e lançamento de livro. No feriado de segunda-feira tem ainda corrida, caminhada pela manhã e sarau musical Viva Jequié, no Alto da Prefeitura a partir das 16h.

Em Luís Eduardo Magalhães acontece hoje a Pedalada Outubro Rosa, com concentração e largada às 5h30 no Posto Ale do bairro Cidade Universitária. A organização é dos grupos Pedal Roias e da Associação Brasileira de Cultura e Educação (Abrace), que vão exigir uso de capacete para os participantes durante o percurso de 70 km, com passagem pelas comunidades de Muriçoca e Galinho.

Dois estudantes da Escola Municipal Atanilha Luz Araújo, situada na comunidade de Massaroca, em Juazeiro, vão representar a região na etapa nacional do concurso de redação e desenho ‘Vivendo em um planeta mais sustentável com economia circular’. Lorenzo Emanuel da Silva Xavier, do 4º ano, e Kaylla Fernandes da Silva Ricardo, do 5º ano, foram selecionados pelo desenho e redação, respectivamente, entre os mais de 7 mil estudantes de 80 escolas que participaram da iniciativa. Promovido pelo Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA Campo Limpo), o concurso local contou com a parceria da Secretaria de Educação (Seduc) e a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf).

Publicações relacionadas