Veto do Simples leva Sebrae a buscar opções | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Veto do Simples leva Sebrae a buscar opções

Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2022 às 06:02 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected]

Surpreendidos pelo veto integral do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do Simples Nacional (Relp), os pequeno e micro empresários mobilizam recursos junto a entidades, como o Sebrae-Bahia, no sentido de buscar uma opção para reduzir as dificuldades impostas pela decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Uma primeira estratégia seria convencer os congressistas a derrubar o veto, mas além da dificuldade de obter maioria contrária à decisão, há o problema das datas, pois as atividades parlamentares só retornam em fevereiro, quando o prazo para regularizar dívidas pelo Simples já terá encerrado.

Os gestores do Sebrae aguardam uma segunda opção, anunciada pela equipe econômica do governo federal que adeque o projeto.

– A exclusão do Simples Nacional ocorre este mês, e dificilmente, as empresas conseguiriam retornar ao regime simplificado de tributos –  preocupa-se o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

A proposta de criação do Relp beneficiaria um público potencial de 350 mil pequenos empreendedores, ao permitir o parcelamento de até R$ 50 bilhões em dívidas, além de viabilizar descontos em multas e juros, evitando subtração de capital circulante em um momento adverso para a economia brasileira.

Jorge Khoury reforça a importância de um programa de refinanciamento de dívidas como fundamental para permitir aos donos de pequenos negócios, com alta capacidade de geração de empregos, manter chances de retomada de suas atividades, depois de quase dois anos sob efeito negativo devido ao distanciamento social e outras barreiras não-imunológicas, enquanto a campanha de imunização tomava impulso. 

Eu, pra conseguir disputar a eleição, tenho que ter um partido. É a mesma coisa do cara falar: ‘Ah, o Centrão’. Poxa, vocês votaram num cara que foi do Centrão. Fui do PP por muito tempo, do PTB, do então PFL Jair Bolsonaro, presidente, em entrevista à Jovem Pan News, respondendo a críticas à sua filiação ao PL,
 

Lençóis escapa das cheias

O volume de água no Rio Lençóis aumentou a ponto de assustar os moradores do município, levando a prefeitura a emitir o sinal de alerta devido à ameaça de trombas d’água tornarem perigosos os banhos em rios e cachoeiras. Os bombeiros ampliaram o apoio aos visitantes, em ações preventivas e de monitoramento do efeito das cheias, enquanto a prefeita Vanessa Senna recomendou a necessidade de acompanhamento, sem exceção, de um profissional filiado à Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL).  Agora, com a vazão mais reduzida, a tensão cedeu lugar à tranquilidade para o planejamento da principal festa de Lençóis, em louvor ao padroeiro dos garimpeiros, Nosso Senhor dos Passos, a ser realizada entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro.

TRE suspende atendimento

Com o aumento da contaminação de Covid-19 no estado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspendeu ontem o atendimento presencial.  A suspensão é válida até o próximo dia 31 de janeiro e segue a Portaria Nº 05/2022, assinada pelo presidente da Corte baiana, desembargador Roberto Frank. Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos baianos funcionarão normalmente, mas de forma on-line. 

POUCAS & BOAS

Começa hoje em Mata de São João uma série de oficinas com cerca de 150 estudantes do município e de Salvador que participam do projeto ‘Era uma vez... Brasil’ que vai selecionar estudantes do oitavo e nono ano para uma visita de 10 dias à Portugal. No total, 1500 alunos e 70 professores de seis cidades brasileiras participam desta quinta edição do projeto. Além de Mata de São João e Salvador, também Jacobina (BA), Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista (SP) e Macatuba (SP) estão envolvidos.

Em Guanambi foi formado um grupo de trabalho para efetivar o monitoramento da Barragem de Ceraíma e acompanhar as comunidades situadas baixo do reservatório, que verteu água no último final de semana depois de 30 anos. Fazem parte do GT além de representantes do município, também da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O foco do grupo é acompanhar a situação, notadamente dos moradores ribeirinhos a jusante.

Publicações relacionadas