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Governo baiano abre concurso para a Polícia Civil com mil vagas

Edital será publicado na edição desta quinta-feira, 21, do Diário Oficial do Estado (DOE)

Publicado quarta-feira, 20 de abril de 2022 às 19:50 h | Atualizado em 20/04/2022, 19:55 | Autor: Da Redação
Concurso para a Polícia Civil tem validade de um ano
Concurso para a Polícia Civil tem validade de um ano -

O Governo da Bahia publica, na edição desta quinta-feira, 21, do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia, sendo 150 para o cargo de Delegado, outras 150 para Escrivão e mais 700 para Investigador.

O governador Rui Costa anunciou a novidade em uma publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira, 20. 

“Lançamos, nesta quinta, mais um edital de concurso para a Polícia Civil. Serão mil vagas para delegados, escrivães e investigadores que irão trabalhar nas novas delegacias que estamos construindo e reformando”, declarou.

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil.

As inscrições serão realizadas pelo endereço www.ibfc.org.br, entre as 10h do dia 9 de maio e as 23h do dia 7 de junho. 

O valor da taxa varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: R$ 140 para Escrivão e Investigador, e R$ 160, para Delegado. 

Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente.

A prova será realizada em Salvador, no dia 24 de julho deste ano e, por causa da pandemia, para fins de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. 

O não cumprimento destes pelo candidato implicará na retirada do candidato do local de provas e exclusão do certame.

O resultado final do concurso, bem como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site oficial do IBFC e no Portal do Servidor

Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social e do curso de formação, como indicado em edital. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela Polícia Civil.  

Requisitos

Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido diploma de bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Escrivão e Investigador, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga horária de trabalho semanal é de 40 horas.

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