Busca interna do iBahia
HOME > CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

EDUCAÇÃO

Projetos contribuem para desenvolvimento de comunidades baianas

Programas educacionais do grupo Braskem buscam dar oportunidades e gerar inclusão no mercado de trabalho

Da Redação

Por Da Redação

16/12/2021 - 14:25 h

A educação é uma importante ferramenta de compreensão da realidade contemporânea e entendimento do papel de cada indivíduo na sociedade. Por meio do conhecimento, é possível despertar a população para temas relevantes, gerando as mudanças necessárias para construção de um futuro mais sustentável. Buscando fomentar essa transformação social, a Braskem investe em projetos que promovam o desenvolvimento das comunidades do seu entorno por meio da educação.

"A educação é um importante alicerce das nossas ações sociais, sendo utilizada como um instrumento para disseminar conhecimento, conscientizar a população sobre atitudes sustentáveis e oferecer capacitação para as comunidades das regiões onde atuamos. Desta forma, conseguimos contribuir com o desenvolvimento sustentável, promovendo uma transformação social ", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Tudo sobre Conteúdo Publicitário em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Um dos projetos patrocinados pela empresa é o Programa Seja! Saberes da EJA, que tem o objetivo de proporcionar a conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos de Camaçari e Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Desenvolvido em parceria com o Sesi e Senai, essa iniciativa reconhece os saberes adquiridos pelos estudantes ao longo de suas vidas, além de ofertar qualificação profissional pelo Senai, ampliando assim as oportunidades para inclusão no mercado de trabalho.

A indústria também apoia o projeto Capoeiragem Mirim, que promove a educação e cidadania, através do aprendizado das habilidades e técnicas da Capoeira. Desenvolvido pelo Instituto CTE Capoeiragem, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, a iniciativa atende 100 crianças e adolescentes de Salvador e Camaçari. "A capoeira é uma das grandes ferramentas culturais, educacionais e socializantes do Brasil porque trata de elementos que têm a ver com a nossa realidade", afirma Mestre Balão, presidente do Instituto.

Com a capoeira como elemento central, o projeto trabalha com as crianças, de forma lúdica, temas transversais nas matérias de português, história, matemática e geografia. As atividades também abordam assuntos, como racismo, sustentabilidade e diferenças sociais, de uma forma leve, sempre tendo a ludicidade (músicas, encenações teatrais e brincadeiras em grupo) como sua principal via. "Crianças que têm este tipo de oportunidade crescem com a autoestima equilibrada, aprendem seus direitos e deveres como cidadão e a consequência disso é obterem mais discernimento nas suas escolhas", complementa Mestre Balão.

Sustentabilidade

A sala de aula também pode ser um ambiente de reflexão e mudança social. Essa é a visão do Instituto Akatu, que promove a capacitação de professores das redes públicas municipais de Camaçari, Candeias e Dias d'Ávila sobre temáticas como consumo consciente, sustentabilidade e economia circular. A partir dessa formação, eles podem levar esse conhecimento para as suas aulas, multiplicando as boas práticas entre os estudantes e suas famílias.

Além da capacitação, os educadores têm acesso a plataforma Edukatu, que oferece uma série de conteúdos exclusivos, como jogos, vídeos e infográficos, que podem ser utilizados tanto de forma online quanto off-line e que proporcionam um aprendizado único sobre temáticas de sustentabilidade. A iniciativa é realizada em parceria com a Braskem e secretarias municipais de educação, beneficiando cerca de 470 docentes e mais de 3.300 estudantes na região.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

São João no Nordeste: expectativa que festejo movimente R$ 4 bilhões

Play

Guaraná Antarctica Zero com novo sabor ainda mais próximo do Original

Play

5 coisas para se fazer ao entrar no site de apostas NetBet

Play

Bahia Travel Operadora apresenta projeto inovador para retomada do Turismo

x