Alta de casos de síndrome respiratória registrada pela Fiocruz indica piora da pandemia | A TARDE
Atarde > Coronavírus

Alta de casos de síndrome respiratória registrada pela Fiocruz indica piora da pandemia

Publicado sexta-feira, 21 de maio de 2021 às 21:08 h | Atualizado em 21/05/2021, 21:13 | Autor: Da Redação
Doenças respiratórias do boletim são, em mais de 90% dos casos, causadas por infecções do novo coronavírus | Foto: Roque de Sá | Agência Senado
Doenças respiratórias do boletim são, em mais de 90% dos casos, causadas por infecções do novo coronavírus | Foto: Roque de Sá | Agência Senado -

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceram em oito das 27 regiões brasileiras. Outras 12 apresentam reversão das tendências de queda ou estabilização no número de casos em patamares muito altos. Divulgados pelo Boletim InfoGripe da Fiocruz, os dados indicam que há risco de aumento da pandemia de covid-19 nas próximas semanas.

As doenças respiratórias do boletim são, em mais de 90% dos casos, causadas por infecções do novo coronavírus. A edição diz respeito à semana epidemiológica de número 19, de 9 a 15 de maio, conforme o jornal Estado de S. Paulo.

O levantamento indica crescimento no Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Distrito Federal. Já na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e São Paulo, observa-se indícios de interrupção da tendência de queda. A tendência de estabilização foi vista em Minas Gerais e Piauí, embora nesses dois Estados os indícios não sejam tão claros quanto nos demais.

Grande parte desses estados estão com valores similares ou superiores aos picos observados ao longo de 2020. As estimativas, segundo o boletim, reforçam a necessidade de fortalecer as estratégias de prevenção contra o novo coronavírus.

Durante a pior semana da pandemia, de 28 de fevereiro a 6 de março, o número de casos de SRAG por 100 mil era de 15,5. Atualmente, está em 11,4, patamar considerado muito alto.

Publicações relacionadas