Estados pressionam governo por mais testes de Covid-19 | A TARDE
Atarde > Coronavírus

Estados pressionam governo por mais testes de Covid-19

A Bahia foi um dos estados que solicitaram mais testes ao Ministério da Saúde

Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 às 09:31 h | Autor: Da Redação

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em todo o Brasil, os estados já sentem falta de testes de detecção da doença para disponibilizar a população. Ao menos cinco estados pediram ao Ministério da Saúde para receber mais testes. A pasta federal nega que o país esteja passando por desabastecimento. As informações são do Metrópoles. 

Entre os estados que pediram mais testes de Covid-19 ao governo federal está a Bahia, que fez a solicitação através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Santa Catarina, Pará, Paraíba e São Paulo também confirmaram que enviaram pedidos para o recebimento de mais testes nos próximos dias.

O governo de São Paulo pediu mais 2,5 milhões de testes extras. Santa Catarina pediu mais 1,1 milhão de testes; a Bahia, 50 mil; e a Paraíba, 146 mil.

Na última quinta-feira, 13, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta deve distribuir aos estados 28 milhões de testes para a detecção da Covid-19 até o fim de janeiro. 

No último fim de semana, o setor privado começou a ter problemas com testes, com o debastecimento do setor produtivo e uma demanda grande com a disseminação da variante ômicron. Farmácias, hospitais e clínicas particulares já comunicaram a falta de estoque. 

Ao todo, governos de 12 estados e do DF — Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Santa Cantarina, Amazonas, Pará, São Paulo, Goiás e Paraíba — têm 3,7 milhões de testes em estoque. Os demais estados não confirmaram as quantidades de testes disponivéis. 

Ao todo, o Ministério da Saúde já distribuiu 57,6 milhões de testes. Atualmente, 569 mil estão em trânsito, ou seja, em processo de entrega aos estados. As informações são do LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde referente à pandemia, e consideram informações disponibilizadas até sexta-feira, 14. 

Publicações relacionadas