Governo avalia fim de teste negativo de covid-19 para viajantes

Medida ainda é avaliada pela Anvisa e por ministérios

Publicado segunda-feira, 28 de março de 2022 às 12:12 h | Atualizado em 28/03/2022, 12:12 | Autor: Da Redação
brasileiros e turistas estrangeiros precisam de um teste negativo de covid-19 para desembarcar no Brasil
brasileiros e turistas estrangeiros precisam de um teste negativo de covid-19 para desembarcar no Brasil -

Em mais uma medida de flexibilização das regras voltadas a diminuir a propagação da Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde estuda derrubar nesta semana a exigência de comprovação de testes negativos de Covid-19 para vaiajantes do exterior. Atualmente, brasileiros e turistas estrangeiros que viajam ao exterior precisam de um teste negativo de covid-19 para desembarcar no Brasil.

A nova medida foi informada nesta segunda-feira, 28, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e é avaliada por Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.

"Em breve nós teremos notícias positivas. Eu não quero cravar uma data aqui porque isso depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para conseguirmos sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura", disse Queiroga a jornalistas. 

Além disso, Queiroga ainda apontou que em breve deve uma normativa deve ser apresentada para não mais exigir a exigência de máscaras em âmbito nacional. "É possível que daqui até o final do mês [de março] já tenhamos uma posição unificada", falou. 

Parte dos estados já flexibilizou o uso de máscaras contra a covid, mas uma lei federal ainda obriga o uso do equipamento de proteção individual.

Publicações relacionadas