Obra no Butantan atrasa produção nacional da Coronavac | A TARDE
Atarde > Coronavírus

Obra no Butantan atrasa produção nacional da Coronavac

A previsão da conclusão da obra era o final de setembro de 2021, mas só ficou pronta em novembro

Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 às 13:57 h | Autor: Da Redação

Com atraso, obra da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan ficou pronta no final de 2021.  A previsão inicial de construção do Centro Multipropósito para Produção de Vacinas (CMPV) era o final de setembro de 2021. Com isso, apesar de concluído o prédio, a produção nacional da vacina Coronavac —e de mais outras sete vacinas, dentre elas raiva, HPV e hepatite—, não deve deslanchar tão cedo.

O novo centro, construído em um prédio de três andares e com 7.885 metros quadros, aguarda ainda a chegada dos equipamentos para produzir os imunizantes.

Para a obra civil, o Instituto Butantan recebeu financiamento de 35 empresas que fizeram doações por meio do Comunitas, organização civil que ficou responsável por capitanear recursos privados para a construção em parceria com o governo estadual, em um total de R$ 189 milhões.

De acordo com o instituto, no momento e nos próximos meses será feita a instalação de equipamentos e maquinários que são, em sua maioria, importados, o que reflete também no atraso.

A etapa seguinte é de automação e depois certificação pelos órgãos competentes.

Publicações relacionadas