Bruno Reis anuncia série de medidas para avançar imunização em Salvador | A TARDE
Atarde > Coronavírus > Pandemia Brasil

Bruno Reis anuncia série de medidas para avançar imunização em Salvador

Publicado sexta-feira, 27 de agosto de 2021 às 18:49 h | Atualizado em 27/08/2021, 19:59 | Autor: Alex Torres e Cássio Santana
A partir deste sábado, 28, todas as pessoas com idade acima de 17 anos já poderão ser vacinadas, informou o prefeito | Foto: Alex Torres | Ag. A TARDE
A partir deste sábado, 28, todas as pessoas com idade acima de 17 anos já poderão ser vacinadas, informou o prefeito | Foto: Alex Torres | Ag. A TARDE -

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou, em coletiva de imprensa, realizada na noite desta sexta-feira, 27, uma série de medidas para avançar no processo de imunização para Covid-19 em Salvador. As declarações ocorreram na chegada do gestor municipal ao evento-teste, realizado no Centro de Convenções. 

De acordo com o prefeito, a vacinação das pessoas com 17 anos iniciou nesta sexta e, a partir deste sábado, 28, ocorrerá a repescagem da vacina contra a Covid-19, para todas as pessoas com idade acima da respectiva faixa etária. 

"A partir de amanhã, iremos vacinar todos acima de 17 anos. Uma parte foi vacinada hoje e outra parte será vacinada amanhã.”, disse. 

O prefeito informou, também, que antecipará a vacinação de quem tomou a segunda dose. “Com relação à segunda dose, iremos seguir a estratégia da antecipação. Então quem  tem no cartão de vacinação a data até 5 de setembro, poderá tomar a vacina da Oxford e Pfizer. A Coronavac, até o dia 29 de agosto", afirmou. 

Idosos 

Outra novidade anunciada pelo gestor da capital baiana foi referente ao início da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo Bruno, a partir desta segunda-feira, 27, a prefeitura irá iniciar a aplicação para idosos acima de 90 anos de idade e que tomaram a segunda dose há, pelo menos, seis meses. 

"Na segunda-feira, vamos começar a aplicar a terceira dose da vacina aos idosos acima de 90 anos, que já tem 6 meses que tomou a segunda dose. Inclusive, com uma vacina diferente da que tomou as duas doses. Então muitos idosos foram vacinados com Coronavac. Na segunda-feira, vacinaremos com Oxford e Pfizer", disse. 

Ausência

Ainda durante a coletiva, o prefeito voltou a bater na tecla da importância em tomar a dose de reforço. Ele afirmou que 98 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina e apelou para que as pessoas se dirijam aos postos de imunização. 

"Hoje nós temos um público de 98 mil pessoas que não foram tomar a segunda dose, acima de 18 anos. Aproveito a oportunidade para fazer um apelo para essas pessoas se vacinar. Amanhã chegará mais vacinas em nossa cidade", pediu.

Adolescente com comorbidades

Os adolescentes com 17 anos sem comorbidades que estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde seguem sendo imunizados de forma escalonada contra Covid-19 neste sábado, 28 em Salvador, anunciou o prefeito  

Já os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que possuam algum tipo de comorbidade e/ou deficiência permanente com nome na lista do site da SMS e que sejam residentes na capital baiana também serão vacinados. Aqueles que não encontrarem o nome no portal devem procurar um médico em uma unidade privada ou pública, para que o profissional realize o cadastramento. 

Ainda neste sábado acontecerá a repescagem da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos com nome no site da SMS. A imunização também contemplará as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) com idades igual ou superior a 12 anos que tiverem prescrição médica e nome na lista do site da SMS. 

Publicações relacionadas