Rui Costa pede que prefeituras exijam vacinação de servidores municipais | A TARDE
Atarde > Coronavírus

Rui Costa pede que prefeituras exijam vacinação de servidores municipais

Publicado sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 às 14:39 h | Atualizado em 03/12/2021, 14:45 | Autor: Rodrigo Aguiar
Governador disse que ficou "satisfeito" com efeitos de decreto estadual que exige vacinação | Foto: Mateus Pereira | GOV BA
Governador disse que ficou "satisfeito" com efeitos de decreto estadual que exige vacinação | Foto: Mateus Pereira | GOV BA -

O governador Rui Costa defendeu nesta sexta-feira, 3, que, as prefeituras sigam o exemplo do Estado e obriguem a vacinação de servidores municipais contra a covid-19. "Eu tenho dito aos prefeitos e prefeitas: quem concorda com essa nossa medida, eu peço que baixe um decreto municipal e exija que os servidores municipais e quem prestar serviço também se vacinem. O mundo inteiro está fazendo isso, ciente da gravidade desse vírus", declarou o governador, em discurso durante a entrega da ponte entre Barra e Xique-Xique.

No último dia 17 de novembro, o Estado publicou o decreto que exige a vacinação de servidores e empregados públicos. Além disso, a imunização também precisa ser comprovada para acesso a órgãos públicos, como o Detran e o SAC. A partir da próxima sexta-feira, 10, será obrigatório comprovar a vacinação para utilizar o transporte intermunicipal.

Em seu discurso, Rui disse que ficou "satisfeito" ao ver que a procura pela vacina havia aumentado depois das regras impostas pelo Estado. "Confesso que ontem fiquei satisfeito ao ler uma matéria que dizia que, depois do decreto, as filas se formaram nos postos de saúde de Vitória da Conquista em busca da vacina. Eu baixei um decreto que, para qualquer pessoa entrar em qualquer órgão público do Estado, só entra com atestado de vacinação", declarou.

Ao elogiar a exigência do passaporte sanitário em outros países, o governador comentou sua experiência em uma viagem recente para o exterior. "Eu sou governador, tenho passaporte diplomático, acabei de chegar do exterior. Para entrar nos países, tinha que apresentar um atestado de vacinação e um exame PCR. Devo ter feito uns nove exames de PCR. Para entrar no restaurante, tinha que mostrar o PCR, além do atestado O mundo inteiro está levando esse vírus a sério e não podemos brincar com ele", afirmou.

O chefe do Executivo estadual voltou a atualizar o número de pessoas com vacinação atrasada na Bahia: 1.689.000 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose e 1.000.000 não tomaram a terceira. No total, portanto, são 2.689.000 baianos com o esquema vacinal atrasado. O número é cerca de 8% menor do que o registrado há 10 dias. Na ocasião, 2.932.854 pessoas não estavam em dia com o esquema vacinal.

Mais cedo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que ainda não planeja impor restrições mais rígidas a pessoas não vacinadas contra a covid-19. Segundo o gestor, restrições não estão descartadas, mas a avaliação é de que ainda há procura pelos imunizantes na capital baiana e a fiscalização para algumas medidas é difícil de ser realizada.

"Enquanto eu tiver vacinas disponíveis, não vou adotar medidas para induzir a vacinação. Estamos indo pela ampliação do diálogo e deixando a vacina mais próxima das pessoas. Caso as doses fiquem paradas podemos adotar isso exigindo cartão de vacinação em áreas públicas e privadas", declarou o prefeito.

Publicações relacionadas