Bloco Alvorada anuncia tema do Carnaval 2016 neste sábado | A TARDE
Atarde > Cultura

Bloco Alvorada anuncia tema do Carnaval 2016 neste sábado

Publicado sexta-feira, 27 de novembro de 2015 às 11:19 h | Autor: Da Redação
Bloco Alvorada
Bloco Alvorada -

Celebrando 41 anos de samba na avenida, o Bloco Alvorada lança neste sábado, 28, o tema oficial do Carnaval 2016. Desta vez, o bloco vai homenagear o centenário do Terreiro Bate Folha, referência maior do Candomblé de Nação Angola no Brasil, fundado em 1916.

O lançamento acontece na Casa de Angola, a partir das 14h, e contará com cantores e grupos tradicionais do samba. Além do tema, também serão divulgadas as atrações que se apresentarão durante o desfile. A entrada é gratuita.

Localizado no bairro da Mata Escura, o Terreiro do Bate Folha foi tombado pelo Iphan como patrimônio cultural brasileiro em 2003, e possui a maior área urbana remanescente da Mata Atlântica entre os templos religiosos de matriz africana. Sua história será contada por meio das músicas, vestimentas e reverência do bloco e de seus mais de três mil foliões na sexta-feira de Carnaval.

Programação

No domingo, 29, às 15h, o Alvorada participa da Caminhada do Samba, que reunirá nove entidades carnavalescas no Circuito Osmar (Campo Grande). O trio será animado pelo grupos Bambeia, Relicário e Partido Popular, Gal do Beco, Aloísio Menezes, Marco Poca Olho (Samba Tororó), Raimundo Sodré, Roberto Mendes e Valdélio França, além das cantoras Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Claudya Costta.

"Estamos apostando na diversidade de gêneros de samba, trazendo representantes da chula, do samba de roda, do samba junino e do partido alto; além da diversidade geracional, com veteranos e jovens talentos e, claro, a diversidade de gênero, com quatro mulheres como convidadas especiais do desfile", pontua Vadinho França, fundador e presidente do Bloco Alvorada.

Os interessados em participar da Caminhada do Samba podem adquirir a camisa por uma lata de leite em pó, na sede do bloco (Ladeira da Independência - Centro).

Já na terça, 1º, às 19h, o Bloco Alvorada será homenageado na Câmara Municipal de Salvador pelos seus 40 anos de criação e pelo Dia do Samba, comemorado em 2 de dezembro.

Publicações relacionadas