Cau Gomez recebe premiação internacional dupla em Portugal | A TARDE
Atarde > Cultura

Cau Gomez recebe premiação internacional dupla em Portugal

Publicado sexta-feira, 26 de novembro de 2021 às 18:28 h | Atualizado em 06/12/2021, 15:42 | Autor: Da Redação
Cau conquistou o primeiro lugar no Grande Prêmio - que teve a Saúde como tema -, com a obra "A Peste" | Foto: Divulgação
Cau conquistou o primeiro lugar no Grande Prêmio - que teve a Saúde como tema -, com a obra "A Peste" | Foto: Divulgação -

O artista gráfico e chargista do Grupo A TARDE, Cau Gomez, recebeu nesta sexta-feira, 26, em cerimônia realizada na cidade do Porto, em Portugal, um troféu e um prêmio no 23º PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Cau conquistou o primeiro lugar no Grande Prêmio - que teve a Saúde como tema -, com a obra "A Peste", e também recebeu menção honrosa no Prêmio Especial de Caricatura, centrado na figura do norte-americano Martin Luther King, Nobel da Paz assassinado em 1968. Os dois trabalhos que obtiveram reconhecimento internacional foram publicados originalmente em A TARDE.

Imagem ilustrativa da imagem Cau Gomez recebe premiação internacional dupla em Portugal
 

"A Peste" faz um paralelo entre a situação da pandemia da Peste Bubônica e aquela causada pela Covid-19, alertando para a manipulação das pessoas que ignoram as recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS). "É uma imensa felicidade e me sinto muito honrado em poder voltar ao Porto para receber esse prêmio, que representa um estímulo muito grande para qualquer profissional. A arte é capaz de salvar a todos", celebrou o artista.

Imagem ilustrativa da imagem Cau Gomez recebe premiação internacional dupla em Portugal
 

Cau também destacou a importância da menção honrosa no trabalho sobre Martin Luther King. "É um desenho imédito feito para A TARDE e que tem muita importância pra mim, por se tratar de um ícone de muita relevância no aspecto dos direitos humanos, a conquista do Nobel por ele, há 57 anos, abriu portas para as pessoas afrodescendentes", afirma. A caricatura de Luther King integra a série "Os Inesquecíveis", que vem sendo publicada no espaço de Opinião de A TARDE, homenageando várias figuras ilustres da história brasileira e mundial.

Cau Gomez já havia sido contemplado com o Grande Prêmio do PortoCartoon em 2002, sobre o tema Eco-Turismo, e em 2018 recebeu o 3º Prêmio ex-aequo, no 20º PortoCartoon – Limpar o Planeta. A edição 2021 teve a participação de 2700 obras, de cerca de 500 artistas, oriundos de 64 países distintos, de todos os continentes. A qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda 27 menções honrosas a artistas de diferentes países, como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Espanha, França, Irã, Itália, Portugal e Turquia.

Imagem ilustrativa da imagem Cau Gomez recebe premiação internacional dupla em Portugal
 

A entrega das premiações se deu na noite desta sexta (no fuso horário do Brasil, ocorreu durante a tarde), na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, durante a cerimônia que marcou a abertura da exposição dos trabalhos participantes. Além da presença de artistas e de membros do júri, o evento teve a participação dos professores universitários Vanessa Cavalcanti e Antonio Carlos da Silva, ambos articulistas de A TARDE.

Publicações relacionadas