Fotógrafo Haroldo Magalhães abre mostra com imagens da vida | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

Fotógrafo Haroldo Magalhães abre mostra com imagens da vida

A abertura é nesta sexta-feira, 7, às 17 horas, no Empório Itaigara

Publicado sexta-feira, 07 de janeiro de 2022 às 07:30 h | Autor: João Gabriel Veiga*

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. A partir desta sexta-feira, 7, Salvador poderá ver o mundo através das lentes do fotógrafo Haroldo Magalhães, que realiza a exposição O Infinito nos Detalhes, no Empório Itaigara. A abertura é nesta sexta, às 17 horas, e traz um mergulho na vida marítima, inspirado na morada atual do artista, à beira-mar.

“Ao contrário de muitos fotógrafos, eu gosto de fotografar o que está ao meu redor. Quando eu morava em Ipiaú,  fotografava fazendas, os trabalhadores, o cacau, as árvores”, ele explica, citando como inspirações o americano Ansel Adams e Sebastião Salgado. “Quando eu morava em Salvador, fazia propaganda, foto na rua. E agora eu tô aqui na praia e esse é meu tema. Fotografo as estrelas, a areia da praia, as conchas, as ondas”.

Para ele, é impossível não traduzir em imagens o que ele vê. “Eu olho para as coisas e para as pessoas com olhar de fotógrafo”, explica. “Tudo o que vejo, vou olhando e imaginando como poderia ser uma foto daquilo, daquela cena, daquela pessoa. Analiso os traços da pessoa, vejo se é fotogênica. Olho uma árvore e enxergo logo que tem uma rede elétrica passando na frente dela. Aquilo me incomoda porque eu queria pegar aquela árvore de uma certa forma, ou então a rede elétrica ajuda na composição”, detalha.

Sua paixão por registrar o mundo em imagens começou na adolescência, dentro de casa. “Minha mãe já gostava de fotografia, ela era uma entusiasta. Eu comprei uma câmera quando eu tinha 17 anos porque eu a via fotografando e queria aprender com ela. Daí, eu me apaixonei e fui me aperfeiçoando, desenvolvendo o lado artístico”, conta Haroldo, cujo estudo inicial sobre o tema concentrou-se nos raros livros em línguas estrangeiras que conseguia achar.

Desde então, ele nunca parou de clicar o mundo ao redor. Olhando para trás, Haroldo fala humildemente sobre a importância da experiência em sua trajetória: “O meu aprendizado foi lento, eu não sou gênio. Admiro pessoas que com 20 anos se destacam e fazem coisas incríveis. O meu aprendizado foi mais gradual, e eu acho isso bom. Ele veio junto da maturidade. Eu tô ficando velho e aprendendo, melhorando, aperfeiçoando. Acho até melhor do que ter aprendido tudo até os 30 e, de lá para cá, não ter me desenvolvido mais. Fico feliz de estar aos 60 anos fazendo fotos melhores do que eu fazia há 20 anos atrás”.

A fulaninha do BBB

Suas fotografias já apareceram em diversas publicações nacionais e internacionais como Paparazzi, Viaje Mais, Fotomania e Fotografe Melhor. Porém, seu mais recente veículo está na internet: desde 2020, Haroldo passou a publicar religiosamente em seu perfil no Instagram (@haroldo.magalhaes).

“Foi pressão da minha esposa”, ele ri. “Tem sido uma experiência interessante, boa. Eu tenho uma filha que estuda Propaganda e Marketing, e ela diz que rede social é palco para os medíocres. Eu fico me perguntando como o fotógrafo fulano de tal, que é um dos melhores do mundo tem 500 mil seguidores, e a fulaninha do BBB tem 20 milhões. Rede social é assim, é meio absurdo isso”, pondera.

“O que eu gosto do Instagram é que ele é uma galeria, um museu de um dia só. Eu faço uma foto, capricho, me jogo naquela foto e publico de manhã cedo. As pessoas vão dando likes ao longo do dia. De noite, mais algumas pessoas. No dia seguinte, acabou. E então eu penso ‘tenho que produzir uma coisa nova’”, conta o fotógrafo.

 Exposição de fotografias O Infinito nos Detalhes, do fotógrafo Haroldo Magalhães / Vernissage hoje, 17h / Bahia Decor (Empório Itaigara - Rua Edith Mendes da Gama e Abreu, 253 - Pituba)

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Publicações relacionadas