Navio laboratório oferece exposições gratuitas em Salvador | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

Navio laboratório oferece exposições gratuitas em Salvador

Publicado quinta-feira, 07 de outubro de 2021 às 10:47 h | Atualizado em 07/10/2021, 11:18 | Autor: Da Redação
Expedição internacional estuda impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano | Ascom | Tara Océan
Expedição internacional estuda impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano | Ascom | Tara Océan -

O navio laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan - primeira fundação de utilidade pública reconhecida e dedicada ao oceano - chega a Salvador no próximo domingo 10 de outubro e, durante os quatros dias que ficará ancorado na Marina de Salvador, no bairro do Comércio, organizará eventos como oficinas e exposições em diferentes espaços da capital baiana.

Com o objetivo de estudar o microbioma oceânico, suas interações com o clima e o impacto da poluição nos oceanos, a missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros, em 13 países, incluindo o Brasil.

Os microrganismos marinhos desempenham um papel essencial para o clima e para a vida no planeta, sendo responsáveis por mais de dois terços da biomassa marinha. Eles são a base de uma imensa cadeia alimentar que sustenta uma grande parte da população mundial. Além de regular a temperatura da terra e desempenhar um papel fundamental na nutrição dos ecossistemas, estes organismos são verdadeiras fábricas de serviços ecológicos e econômicos, produzindo oxigênio e capturando emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.

Expedição microbioma

O navio Tara percorrerá, durante aproximadamente dois anos, cerca de 70.000 Km nas águas do Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul, África e Antártida. No Brasil, a expedição já passou pelo rio Amazonas e fez escala em Belém. De Salvador, partirá com destino ao Rio de Janeiro.

Em cada parada, a Fundação Tara, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a rede de Alianças Francesas, prepara exposições, oficinas e conferências em espaços públicos, assim como visitas à escuna que, por enquanto, seguem virtuais devido às limitações impostas pela pandemia.

As atividades são gratuitas e acontecem com inscrição prévia:

https://www.weezevent.com/tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia

Publicações relacionadas