Salvador sedia exposição itinerante inspirada em objetivos da ONU | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

Salvador sedia exposição itinerante inspirada em objetivos da ONU

Publicado quarta-feira, 08 de setembro de 2021 às 18:46 h | Atualizado em 08/09/2021, 18:48 | Autor: Da Redação
Menelaw Sete é um dos artistas convidados para ilustrar uma das esculturas | Foto: Divulgação
Menelaw Sete é um dos artistas convidados para ilustrar uma das esculturas | Foto: Divulgação -

Um dos cartões postais mais famosos de Salvador, a Praça Visconde de Cairu, no Comércio, sedia entre os dias 13 de setembro e 12 de outubro a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A exposição gratuita chega à capital baiana depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados. O número total das obras expostas representa os 17 objetivos, e uma escultura de globo extra será ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que vai representar o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Menelaw vai finalizar a pintura da obra na abertura da exposição, com transmissão pelo Instagram.

Além de Menelaw, assinam as criações Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN

A exposição conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e apoio local da Saltur, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural que entre seus cases a exposição CowParade Salvador.

CEO da Toptrends, Catherine Duvignau diz que o objetivo da exposição é conscientizar e incentivar as pessoas na implementação dos 17 ODS. “Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo", afirma.

Patrocinadora do evento, a Colgate-Palmolive tem o compromisso global de ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, diz Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil.

SERVIÇO

17 ODS para um Mundo Melhor

Data: 13 de setembro a 12 de outubro de 2021

Local: Praça Visconde de Cairu, Comércio, Salvador

Aberto ao público

Publicações relacionadas