TCA abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica | A TARDE
Atarde > Cultura > Música

TCA abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica

Processo deve ser feito até o próximo dia 23

Publicado segunda-feira, 16 de maio de 2022 às 16:54 h | Autor: Da Redação
Uibitu Smetak vai ministrar aula de "Iniciação à flauta doce"
Uibitu Smetak vai ministrar aula de "Iniciação à flauta doce" -

O Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas para a 2ª edição, de 2022, dos cursos de iniciação à música sinfônica promovidos pela instituição, para o período de junho a setembro e de maneira gratuita.

As aulas seguem na modalidade on-line (através da plataforma Zoom(, acontecem de forma semanal e têm como público-alvo pessoas maiores de 15 anos que desejam adentrar neste mundo.

Conforme a organização do curso, não é necessário conhecimento prévio. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até o próximo dia 23, através de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

São oferecidas turmas matutinas e noturnas de três cursos: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas ou às quartas, das 19h às 21h; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças, das 19h às 21h, ou às quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação à flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas ou às sextas, das 10h às 12h30. 

Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, para todos os alunos, acontece no dia 3 de junho, sexta-feira, às 10h.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso.

Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga, devendo confirmar o interesse. Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet. 

Especificamente no curso “Iniciação à Flauta Doce”, o aluno terá direito ao certificado com 80% de presença nas aulas, também sendo necessária uma prática individual, apresentada na última aula: sejam exercícios abordados ao longo dos encontros de aprendizado ou algum tema livre à escolha do aluno.

Além disso, logo na primeira aula, o participante deverá ter em mãos uma flauta soprano (germânica ou barroca). Caso o aluno pretenda adquirir o instrumento, a sugestão é que se opte pela flauta barroca. 

Para o aluno participar dos exercícios propostos em aula, a câmera deverá estar aberta, visando orientações e correções da postura.

Publicações relacionadas