Espetáculo que discute efeitos do nazismo reestreia no TCA | A TARDE
Atarde > Cultura > Teatro

Espetáculo que discute efeitos do nazismo reestreia no TCA

Peça é inspirada em fatos reais

Publicado quinta-feira, 24 de março de 2022 às 15:04 h | Atualizado em 24/03/2022, 15:15 | Autor: Da Redação
Obra é ambientada na Segunda Guerra Mundial
Obra é ambientada na Segunda Guerra Mundial -

O espetáculo '5 segundos' volta às apresentações presenciais no TCA a partir do dia 1º de abril na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA).

A obra, ambientada na Segunda Guerra Mundial, aborda as marcas deixadas pelo nazismo na sociedade e os danos que uma ideologia extremista pode causar quando adotada como regime político de uma nação.

A peça fica em cartaz nos dias 1º, 2 (às 20h) e 3 (às 19h). Os ingressos são vendidos no Sympla por R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).

'5 segundos' é inspirado em fatos reais e conta a história de um soldado brasileiro que se depara com outro alemão em plena guerra.

Sem armas de fogo, ambos carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Os 5 segundos serão fundamentais para decretar o possível fim, ou de um ou dos dois. Neste momento, valores humanos, expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, e as verdades e mentiras sobre a guerra são postos em xeque.

O professor Ricardo Carvalho, diretor e autor do texto, afirma que a Educação e a Arte possuem papel crucial para "impedir as tentativas sutis e até escancaradas de se utilizar de princípios democráticos para abrir espaço para o discurso nazista".

"Não podemos normatizar ainda mais o bizarro, contemporizar com a mais abominável versão da intolerância humana. O Nazismo tem de morrer de vez!", disse.

Ele considera que não há liberdade de expressão para que justifica a defesa do nazismo.

"Se é que a anti-humanidade pode ser chamada de ideologia, que criou as câmaras de gás, que desenvolveu a indústria da morte, que incinerou seis milhões de irmãos nossos, judeus, testemunhas de Jeová, poloneses, negros, deficientes, intelectuais e homossexuais, todos que não se encaixassem na inconcebível versão do Nazismo".

"São apenas “5 segundos” e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos?", questiona o espetáculo, que compõe o projeto “Educação EnCena”, com patrocínio da Bahiagás, Secretaria de Infraestrutura e do Governo da Bahia.

Em 2020 '5 segundos' foi a primeira peça teatral adulta realizada em um drive in, durante a pandemia, para um público de 600 pessoas em 350 carros.

Em 2021, as apresentações foram realizadas por meio de uma plataforma digital, seguida de um debate a respeito do tema.

 

Serviços

 

Publicações relacionadas