Evento Paramana Nature celebra dia da Baía de Todos os Santos | A TARDE
Atarde > Cultura

Evento Paramana Nature celebra dia da Baía de Todos os Santos

Publicado terça-feira, 26 de outubro de 2021 às 10:38 h | Atualizado em 26/10/2021, 10:55 | Autor: Da Redação
Foto: Tatiana Azeviche | Prodetur | GOVBA
Foto: Tatiana Azeviche | Prodetur | GOVBA -

No próximo dia 01º de novembro, acontece o evento Paramana Nature, em comemoração ao Dia da Baía de Todos os Santos, Patrimônio Cultural da Humanidade que completa 520 anos. A ação será feita na Praia de Viração, em Salvador e apresenta-se como ferramenta de manutenção e proteção de mares e rios, promovendo a coleta submarina e descarte adequado de resíduos sólidos. Em sua 3ª edição, o projeto é uma realização do Paramana Gin, com o apoio da Fundação Baía Viva.

A limpeza e o manejo dos resíduos sólidos serão feitos pela empresa BF Serviços Ambientais em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ). Haverá também uma exposição sobre espécies que habitam a Baía de Todos os Santos, segunda maior formação geológica do tipo no mundo, com vistas à conscientizar turistas e visitantes sobre o descarte adequado dos resíduos produzidos durante a permanência na praia.

“Pretendemos que esta edição seja a mais especial de 2021 e a maior, seja em número de mergulhadores, seja em termos de produtividade da coleta”, declara Paulo Sérgio França Cavalcanti, fundador da marca.

“Essa edição do Paramana Nature é uma demonstração do comprometimento da iniciativa privada com a sustentabilidade e chama atenção para a necessidade de preservação dos ambientes marinhos, que sofrem diariamente os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos”, declara Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.

A primeira edição do Paramana Nature aconteceu na Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, coletando 3 toneladas de resíduos da Praia da Gamboa, no entorno do Solar do Unhão, em Salvador. A segunda aconteceu no Dia da Árvore, em setembro, contando com o apoio de mais de 30 mergulhadores de Taipú de Fora, na Península de Maraú. Foi coletada meia tonelada de resíduos.

Publicações relacionadas