Programação musical do fim de Semana em clima de Carnaval | A TARDE
Atarde > Cultura

Programação musical do fim de Semana em clima de Carnaval

Publicado sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010 às 13:50 h | Atualizado em 22/01/2021, 00:00 | Autor: A Tarde On Line

Com a folia de Momo batendo à porta, a programação musical de Salvador está repleta de atrações que vão animar o final de semana em ritmo de Carnaval. Desta sexta-feira, 5, até domingo, 7, os ensaios e projetos pré-carnavalescos são as melhores pedidas para quem já está no clima da maior festa de rua do mundo.

Marcado também pelos encontros entre músicos nos palcos, o fim de semana concentra a programação pré-carnavalesca no domingo, com shows de Carlinhos Brown, no Sarau du Brown, Margareth Menezes, Seu Maxixe, Negra Cor, Jau, Jammil e Uma Noites, Olodum e muito mais.

No Sarau du Brown, o cantor, compositor e multriinstrumentista baiano vai contar, como de costume, com a presença de convidados especiais. Arnaldo Antunes e Bebel Gilberto se unem ao Cacique do Candeal para animar a noite deste domingo no Museu du Ritmo, a partir das 18h.

A festa de Carlinhos Brown conta ainda com uma programação cultural variada, que inclui exposição, desfile de moda e espetáculo de dança, com os bailarinos do Balé Folclórico da Bahia, antes do início da apresentação musical.

No mesmo dia, um pouco mais cedo, a partir das 14h, Margareth Menezes, a banda Seu Maxixe e o grupo Negra Cor animam a 17ª edição do Feijão Vip da Dadá. O tradicional evento será realizado no Bahia Café Hall, no Parque Metropolitano de Pituaçu.

No clima dos antigos Carnavais, o cantor Jau recebe o Jammil e Uma Noites e o bloco afro Olodum para fazer um baile na Área Verde do Othon, em Ondina, também no domingo. A festa, programada para começar às 17h, conta com ingressos para pista e área vip, com preços que variam de R$ 30 a R$ 120.

Apesar de a maioria dos eventos serem realizados no domingo, a festa de aquecimento para o Carnaval começa mesmo nesta sexta-feira, 5, com o tradicional desfile da banda Habeas Copus, na Barra. Com 100 músicos, o grupo de sopro deve reunir cerca de 2 mil foliões a uma semana antes da festa oficial.

A homenageada da 32ª edição do desfile da banda Habeas Copos na Barra é a promoter sergipana Lícia Fábio. Margareth Menezes, os cantores Bell Marques, Carlinhos Brown, Riachão, Nelson Rufino, Walter Queiroz e o publicitário Nizan Guanaes foram algumas das personalidades que também já foram homenageadas.

A concentração da banda acontece a partir das 19h, no Bar Habeas Copos. Este ano, o percurso do desfile sofre modificações, seguindo, após a concentração, pela Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier e Rua Airosa Galvão, até passar pela Avenida Oceânica, no sentido Farol da Barra.

Ainda na sexta, Mariene de Castro recebe também convidados no projeto Santo de Casa, no Espaço Cultural Barroquinha, a partir das 20h. A cantora vai contar, nesta noite, com as participações de Margareth Menezes, a sambista carioca Aline Calixto e Sérgio Cassiano, vocalista da banda de reggae Adão Negro.

Mariene vai apostar em um repertório com músicas como “Abre Caminho”, composição de Roque Ferreira, J. Veloso e da própria Mariene de Castro; “Ilha de Maré”, de autoria de Valmir Lima e Lupa; e “Vi Mamãe na Areia", de Roque Ferreira, dentre outras canções.

No sábado, o destaque é o Ensaio Geral, em Praia do Forte, comandado pelo grupo Chiclete com Banana. A festa conta com os shows das bandas Timbalada no palco principal. No trio elétrico, a animação fica por conta dos grupos Via Circular e Banda 5%, a partir das 15h.

O Baile de Máscaras Confete e Folia, bailinho de Carnaval à moda antiga, no British Club, e o Baile de Máscaras da Sara, com as bandas Balada de Rua, Samba de Brincadeira, Paparico e Banjo da Minha Avó na Casa de Show Jacarandá, são outras pedidas para o sábado.

>>Veja outras opções de programação no Roteiro de Música 

Teatro e Exposição - Para quem pretende ficar longe do agito da programação musical e não quer ficar sentado na poltrona neste final de semana, uma boa pedida é visitar mostras e assistir a espetáculos teatrais em cartaz em diversos espaços e teatros da capital baiana.

A programação de espetáculos conta, no total, com 12 peças em cartaz, com predominância de comédias, como "Carnaverão 2010", no Teatro Jorge Amado; "Os Cafajestes", no Teatro Módulo, "Alvoroço", no Teatro Castro Alves; e "Siricotico, Uma Comédia do Balacobaco", no Teatro do Isba, dentre outras.

Dentre as peças em cartaz, destaca-se "O Homem da Tarja Preta", com texto de Contardo Calligaris e direção de Bete Coelho. O monólogo trata dos dilemas de um homem casado com controvertidas fantasias sexuais que costuma exorcizar em frente à tela do computador, em salas de bate-papo.

"O Homem da Tarja Preta", que conta com atuação de Ricardo Bittencourt, pode ser conferido somente até este domingo, 7, no Cine Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves. Na sexta e sábado, a apresentação começa às 20h, e no domingo, às 21h. 

>>Clique aqui e veja a programação teatral

O roteiro de exposição conta com um leque maior de opções, reunindo, no total, 31 mostras, como "A Indústria do Petróleo no Brasil: Memória e Atualidade", no Museu Geológico da Bahia; "Jorge Amado: Vida e Obra", na Fundação Casa de Jorge Amado; e "Arquitetura Religiosa na Bahia", Museu Tempostal, dentre outras.

Um dos destaques é "Pressente: O Axé e o Mar", mostra da artista visual Bárbara Tércia sobre a festa de Yemanjá, que reúne 30 imagens em arte computacional, com intervenções. O trabalho da artista pode ser conferido na Galeria do Conselho, na Avenida Sete de Setembro, até 9 de fevereiro, das 9h às 17h30.

>>Clique aqui e confira a programação das mostras

Publicações relacionadas