TV Cultura elege hoje novo presidente | A TARDE
Atarde > Cultura

TV Cultura elege hoje novo presidente

Publicado segunda-feira, 09 de abril de 2007 às 10:49 h | Autor: Agencia Estado

Os 45 integrantes do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura) se reúnem hoje para eleger o novo presidente da instituição e a mesa curadora do Conselho. O atual presidente é Marcos Mendonça, há dois anos e meio no cargo, conduzido à presidência por imposição do ex-governador Geraldo Alckmin (e que estaria desprestigiado pelo atual governador, José Serra, ambos do PSDB).

Marcos Mendonça, segundo fontes do conselho, diante da pressão, teria desistido de disputar nova eleição. O governo até já se encarregou de anunciar aos quatro ventos que o virtual presidente eleito é o jornalista Paulo Markun, de 54 anos, que apresenta o programa Roda Viva na emissora. Markun evitou comentar a especulação durante a semana, nem por telefone nem em seu blog, mas ele dispôs em seu site oficial um texto do jornal Folha de S.Paulo, da semana passada, que dá como favas contadas que, em junho, ele assumirá a emissora.

Conselheiros mais independentes reclamam da deselegância com que o governo fez chegar sua decisão à imprensa, antes mesmo da reunião do Conselho Curador, que fica meio como uma Rainha da Inglaterra na instituição: só ratifica o que o governador decide. A última eleição teria sido mais democrática, com os candidatos à época, Jorge Cunha Lima e Marcos Mendonça, procurando os conselheiros um a um para defender suas idéias. Hoje, reconhecem que é um jogo de cartas marcadas. O governo dificilmente perderá alguma vez no conselho: entre os integrantes, cinco são secretários de Estado; cinco são ex-secretários; outros são ex-ministros (como José Carlos Dias); uma acaba de ser nomeada pelo governador para cargo no Condephaat (Regina Meyer); e vários são simpatizantes históricos do partido do governador (como a atriz Irene Ravache e a escritora Lygia Fagundes Telles). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicações relacionadas