Avianca e Gol crescem no mercado doméstico em maio, aponta Anac | A TARDE
Atarde > Economia

Avianca e Gol crescem no mercado doméstico em maio, aponta Anac

Publicado segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 16:35 h | Atualizado em 19/11/2021, 06:53 | Autor: Luciana Collet | Estadão Conteúdo

A Avianca e a Gol foram as empresas que apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em maio deste ano, quando comparadas com igual mês de 2014, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 29, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Enquanto a Avianca apresentou uma expansão de seu tráfego da ordem de 11,72%, a Gol registrou alta de 4,3%, um desempenho acima da média do setor em um momento em que o transporte aéreo passa por uma desaceleração. Já a Azul avançou 0,4% e a TAM apresentou retração de 4,1%.

Com tais performances, Gol e Avianca ganharam participação, com a primeira voltando a superar a principal rival, a TAM, na liderança doméstica, com 36,5%, o que corresponde a um aumento de 3% no indicador. A TAM aparece logo atrás, com 36,1%, perdendo 5,3% em sua participação de mercado. Já a Avianca registrou o maior crescimento nesse indicador, de 10,3%, passando a responder por 9,4% do mercado, ante os 8,5% anteriores. A Azul, por sua vez, apresentou ligeira retração de 0,9%, passando de 17,1% para 17%.

No total, a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) teve crescimento de 1,2% em maio, ante o mesmo mês de 2014, segundo a Anac, que destacou que com o resultado, a demanda doméstica completou 20 meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. No acumulado de 2015 até agora, a demanda sobe 4,3%.

Já a oferta, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK) aumentou de 1,7% no mesmo período, completando nove meses consecutivos de crescimento. No ano, a expansão da oferta é da ordem de 3%.

Com a elevação da oferta em ritmo maior que o da demanda, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi da ordem de 78,1% em maio, redução de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2014. No período de janeiro a maio, o aproveitamento doméstico ainda apresenta melhora frente a igual etapa do ano passado, passando de 79,3% para de 80,3%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em maio atingiu 7,7 milhões, um número estável na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado em cinco meses, a quantidade de passageiros transportados tem crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Internacional

No segmento internacional, a demanda por transporte aéreo por parte das empresas brasileiras cresceu 14,1% em maio quando comparada com o mesmo mês de 2014, alcançando 15 meses consecutivos de alta. Já a oferta internacional registrou o 10º mês consecutivo de expansão, com alta de 14,7%. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves nos voos internacionais operados por empresas brasileiras foi de 82,6% no mês passado, leve queda de 0,4 ponto porcentual frente aos 83% de maio de 2014.

O número de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional atingiu 566,7 mil em maio, o que corresponde a alta de 14,3%. "Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos".

Publicações relacionadas