Bahia lança projeto para incentivar produções audiovisuais

Projeto prevê um conjunto de ações para destacar o potencial da Bahia como um pólo para a produção audiovisual

Publicado segunda-feira, 28 de março de 2022 às 20:50 h | Atualizado em 28/03/2022, 20:50 | Autor: Da Redação
Ação  busca o fortalecimento do setor audiovisual e da economia da cultura no estado
Ação busca o fortalecimento do setor audiovisual e da economia da cultura no estado -

A Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Secretaria de Turismo (Setur) lançaram, nesta segunda-feira, 28, o Projeto Bahia Estado Locação. A iniciativa, que busca o fortalecimento do setor audiovisual e da economia da cultura no estado, integra o conjunto de ações fomentadas pela Bahia Film Comission.

Segundo o Estado, o projeto prevê um conjunto de ações para destacar o potencial da Bahia como um pólo para a produção audiovisual.

“Esse projeto visa colocar a economia da cultura no eixo do desenvolvimento do nosso Estado. Pois vai fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, inserir a Bahia como um dos principais destinos para produções cinematográficas e, assim, gerar emprego e renda, além de divulgar e valorizar os destinos turísticos”, destacou, em nota, a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.

De acordo com Daniela Fernandes, diretora de Audiovisual da Funceb, e Thales Castro, coordenador do Bahia Film Comission, o objetivo é atrair realizadores e viabilizar o acesso a locações em todo o estado da Bahia, que possam ser utilizados por filmes, séries, videoclipes, dentre outros gêneros de produções. Para movimentar a economia local, o projeto se compromete com a divulgação e valorização dos serviços, empresas e profissionais dos municípios e do estado como um todo, incentivando que as produções contratem os serviços locais para a sua execução.

Para o setor turístico, o potencial do projeto Bahia Estado Locação está em divulgar, a partir das produções audiovisuais executadas, as cidades para fora do estado, servindo como divulgação e potencialização de possíveis destinos de viagens e de turismo cinematográfico.  

Conforme o Governo do Estado, o projeto ainda pretende realizar atividades que promovam e atraiam o investimento no audiovisual baiano, através de palestras, reuniões e rodadas de negócios de produtoras instaladas na Bahia, assim como com os players do mercado audiovisual nacional e internacional. Ações de internacionalização, como acordos para coproduções e encontros com Fundos Internacionais, também estão inclusas entre as demandas contínuas.

A Bahia vai oferecer os serviços disponíveis nas cidades passíveis de interesse visual e imagético para os mais variados formatos de projeto audiovisual. Para isso, será disponibilizado um formulário online no qual os gestores municipais preencherão com as informações e imagens para composição de um catálogo. A Bahia Film Commission cuidará do recebimento das informações, gerenciamento e organização para construção do catálogo para publicação em seu site. 

Publicações relacionadas